Topo

Trump parabeniza Bolsonaro por discurso na posse: 'EUA estão com você'

Rick Wilking/Reuters
Imagem: Rick Wilking/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/01/2019 16h24

O presidente norte-americano, Donald Trump, publicou uma mensagem parabenizando Jair Bolsonaro (PSL) por seu discurso de posse no Congresso Nacional, em Brasília, nesta terça-feira (1º).

Trump, que enviou à posse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, escreveu sua mensagem no Twitter.

"Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que acabou de fazer um grande discurso de posse. Os Estados Unidos estão com você!."

Na sequência, Bolsonaro respondeu agradecendo pela mensagem, publicando no Twitter em português e inglês.

"Senhor Presidente Trump, agradeço suas palavras de apoio. Juntos, sob a proteção de Deus, traremos mais prosperidade e progresso para nossos povos!"

Outro membro da família Bolsonaro que comentou os parabéns de Trump foi o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente brasileiro. "Uma nova era começa para o Brasil e para os brasileiros", escreveu, em inglês, respondendo à mensagem de Trump.

Em seu discurso de posse nesta terça-feira (1º), o presidente Jair Bolsonaro disse que quer "reerguer a pátria" livre de "submissão ideológica". O novo mandatário disse ainda que vai "unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã, combater a ideologia de gênero, conservando nossos valores". 

Desde o início da campanha eleitoral, Bolsonaro citou Trump como inspiração, e o norte-americano foi um dos primeiros líderes mundiais a ligar para Bolsonaro após sua vitória nas urnas.

Na conversa, o presidente americano disse que esperava uma maior aproximação entre os dois países, especialmente em assuntos comerciais e de cooperação militar. Após a vitória na eleição, Bolsonaro recebeu no Rio de Janeiro o assessor de Segurança Nacional, John Bolton.

Na semana passada, de acordo com a agência France Presse, Trump convidou Bolsonaro a visitar os Estados Unidos no início de 2019.