Topo

Ernesto Araújo: "Finalmente há esperança de democracia na Venezuela"

Ernesto Araújo discursando após receber o cargo  - GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO
Ernesto Araújo discursando após receber o cargo Imagem: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

12/01/2019 16h33Atualizada em 12/01/2019 16h57

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, comemorou em suas redes sociais as decisões da comunidade internacional de não reconhecer o novo mandato presidencial do venezuelano Nicolás Maduro, empossado nesta semana. 

"Finalmente há esperança de democracia na Venezuela. O Brasil, sob o comando do Presidente Bolsonaro, está trabalhando incansavelmente para influenciar a dinâmica da região em favor da liberdade", escreveu Araújo em seu Twitter.

A afirmação foi feita após países e organizações internacionais terem comunicado que não reconhecem Maduro como governante legítimo. A Organização dos Estados Americanos (OEA), por exemplo, manifestou-se por meio de seu secretário-geral, Luis Almagro, na última sexta (11).

"Celebramos a posse de Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, conforme o artigo 233 da Constituição política. Tem o nosso apoio, o da comunidade internacional e do povo da Venezuela", disse Almagro no Twitter. Ele reproduziu um post da Assembleia Nacional venezuelana, dissolvida por Maduro em 2017 para retomar o controle do Congresso.