Topo

Vice-premiê italiano agradece intervenção de Bolsonaro no caso Battisti

Alan Santos/PR
Imagem: Alan Santos/PR

Luciana Amaral

DO UOL, em Brasília

14/01/2019 11h16

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebeu na manhã desta segunda-feira (14) um telefonema do vice-premiê e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, para agradecer a extradição do terrorista Cesare Battisti, informou a assessoria da Presidência da República.

Battisti, 64, desembarcou por volta das 11h30 (8h30 no horário de Brasília) desta segunda no aeroporto de Ciampino, em Roma, após ser entregue na tarde de ontem às autoridades italianas no aeroporto de Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. 

Segundo nota divulgada à imprensa, Salvini "agradeceu o empenho do Brasil em solucionar o caso Battisti, ressaltando que sem a intervenção do presidente Bolsonaro a extradição não teria se concretizado e que o presidente brasileiro tem excelente imagem junto ao povo italiano".

battisti chega - Alberto Pizzoli/AFP - Alberto Pizzoli/AFP
Battisti é levado por policiais italianos ao desembarcar no aeroporto de Ciampino, em Roma
Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

Ainda de acordo com a nota divulgada pelo Planalto, na avaliação do presidente Bolsonaro, "a conclusão do caso Battisti é um grande sinal que o Brasil dá de que não aceitará mais criminoso travestido de perseguido político, assim como simboliza o fim da impunidade nacional e internacional".

Neste domingo, entre outras manifestações no Twitter, Bolsonaro desejou parabéns aos responsáveis pela captura de Battisti. "Finalmente a justiça será feita ao assassino italiano e companheiro de ideais de um dos governos mais corruptos que já existiram no mundo (PT)", escreveu.

O terrorista italiano estava foragido da Justiça brasileira após ter a prisão decretada em dezembro do ano passado. O responsável por assinar o decreto de extradição de Battisti foi o ex-presidente Michel Temer (MDB), enquanto no cargo.