Topo

Aeroporto espanhol procura dono de avião que foi abandonado há anos

Avião decola do aeroporto de Barajas, em Madri - Paul Hanna/Reuters
Avião decola do aeroporto de Barajas, em Madri Imagem: Paul Hanna/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/02/2019 19h27

As autoridades espanholas estão tentando descobrir o dono de um avião que está estacionado no aeroporto de Barajas, em Madri, há anos.  Trata-se de um avião de porte médio, que, dependendo da configuração, pode levar mais de cem passageiros.

A diretora do aeroporto, Elena Mayoral, publicou um informe no Diário Oficial do país, informando sobre o "óbvio estado de abandono" da aeronave no aeroporto. 

Pela lei espanhola, as autoridades devem fazer três publicações em meses consecutivos e, em seguida, esperar um ano até que o dono se manifeste. Se ninguém reclamar a propriedade do avião, a aeronave pode ir a leilão. 

O avião é um McDonnell Douglas MD87, com o registro EC KRV. E não se trata de uma aeronave barata. Um avião similar convertido em um jato privativo de luxo está a venda por cerca de R$ 15 milhões na Califórnia. 

O aeroporto não informou há quanto tempo o avião está parado. 

Um caso similar a esse ocorreu no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, em 2015. Três aviões Boeing 747 foram abandonados no terminal. Anúncios que procuravam os donos das aeronaves foram publicados em dois jornais. Dois anos depois, os aviões foram leiloados. 

Casos como esses são raros. Na Espanha, por exemplo, há um aeroporto que abriga diversas aeronaves que não estão mais circulando. Em Teruel, os aviões podem passar por manutenção ou serem desmontados.