Topo

Presidente do Paraguai se reúne com Bolsonaro no Planalto

11.mar.2019 - O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, se reúne com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro - Reprodução/Twitter/@maritoabdo
11.mar.2019 - O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, se reúne com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter/@maritoabdo

Do UOL, em São Paulo

12/03/2019 11h01

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, chegou ao Brasil por volta das 9h de hoje para se reunir com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. Eles devem discutir sobre o Tratado de Itaipu, segurança de fronteira e cooperação comercial. Abdo adiantou que pretende também conversar sobre a suspensão da concessão do status de refugiados a dois paraguaios, condenados pela Justiça do Paraguai.

Eles se reúnem na sala de audiências do 3º andar para um encontro privado. Em seguida, têm uma reunião ampliada. O paraguaio vem ao Brasil acompanhado por uma comitiva de ministros.

Ao meio-dia, está programada uma declaração à imprensa, com a presença dos dois presidentes. Será o último compromisso de Benítez no Planalto. Em seguida, ele vai ao Palácio do Itamaraty, para um almoço em sua homenagem, oferecido por Bolsonaro. O retorno está programado para ocorrer às 15h.

Pontes 

Autoridades brasileiras informaram que também está em pauta a construção de duas pontes ligando Brasil e Paraguai. Uma das pontes ligará a cidade paranaense de Foz do Iguaçu a Puerto Presidente Franco, no Paraguai. Essa obra ficará a cargo do Brasil e deverá servir para desafogar o intenso fluxo na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este.

A outra, que ficará a cargo do Paraguai, vai ligar a cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta. O objetivo é facilitar o acesso ao Oceano Pacífico. A previsão é que cada uma custará cerca de US$ 70 milhões.

Status

Benítez deve pedir a Bolsonaro a suspensão da concessão do status de refugiado a dois paraguaios Juan Arrom e Anúncio Martí, julgados pelo sequestro de uma mulher há 18 anos.

No dia 26, Bolsonaro e Abdo se reuniram em Foz do Iguaçu (Paraná) durante cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna.

Bolsonaro e Abdo apoiam Juan Guaidó, autodeclarado presidente da Venezuela, que se reuniu com ambos recentemente. Ao tomar posse, o presidente do Paraguai anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o governo de Nicolás Maduro. 

(Com Agência Brasil)