Topo

Mais de 100 crianças ficam soterradas após desabamento de escola na Nigéria

Do UOL, em São Paulo

13/03/2019 10h07

Um edifício de três andares que abrigava uma escola de educação básica desabou hoje na cidade nigeriana de Lagos, deixando mais de cem crianças soterradas, segundo informou o governo regional à agência Efe.

As equipes de resgate tentam retirar as vítimas, mas teme-se que haja muitos mortos porque as crianças estavam nas salas de aula quando aconteceu o desabamento. Algumas crianças já foram retiradas sob fortes aplausos, segundo a agência de notícias Associated Press.

Espectadores se aglomeraram em torno do bairro densamente povoado de Lagos, capital comercial da Nigéria e uma cidade de cerca de 20 milhões de pessoas.

Centenas de pessoas estavam em ruas estreitas e nos telhados de metal enferrujado e corrugado. Uma única escavadeira escavava as ruínas.

Os colapsos de construção são muito comuns na Nigéria, onde as novas construções geralmente crescem sem supervisão regulatória.

O colapso acontece quando o presidente Muhammadu Buhari, recém-eleito para um segundo mandato, tenta melhorar a infra-estrutura ineficiente e que está gemendo na nação mais populosa da África.

"A infra-estrutura da Nigéria tem geralmente menos da metade do tamanho do que na média dos países da África subsaariana e apenas uma fração disso nas economias de mercado emergentes", observou o Fundo Monetário Internacional (FMI).

"A qualidade percebida da infraestrutura é baixa."

Com Efe e AP