Topo

Navio à deriva na Noruega será rebocado; continua remoção de passageiros

Do UOL, em São Paulo

24/03/2019 07h49Atualizada em 24/03/2019 09h30

O navio de cruzeiro que ficou à deriva ontem no litoral oeste da Noruega deve ser rebocado hoje, enquanto continua o trabalho de remoção dos passageiros. Das 1.373 pessoas a bordo, 397 foram retiradas até o começo da manhã (horário local) com a ajuda de cinco helicópteros. Dessas, 17 foram hospitalizadas, sendo três idosos com fraturas. Outros resgatados foram enviados a hotéis da região de Frena, onde foi criado um centro de apoio.

O navio Viking Sky, da empresa Viking Ocean Cruises, estava próximo da cidade de Alesund, a cerca de 370 km da capital Oslo, quando apresentou uma falha mecânica. O navio fazia uma viagem de 12 dias, que havia começado no dia 14. A maioria dos passageiros é dos Estados Unidos e do Reino Unido.

"O fato de haver muitos idosos representa um enorme desafio", declarou o coordenador da operação de resgate, Jan Arne Dyrnes. "É a forma mais segura de retirar as pessoas: içá-las uma a a uma com a ajuda de helicópteros."

Resgate prejudicado por chuva e ventos

No momento do incidente, o cruzeiro navegava de Tromsø (norte) para Stavanger (sudoeste). O comandante do navio lançou um alerta no começo da tarde de sábado (23), quando o mar agitado e problemas de motor fizeram com que ele começasse a flutuar em direção a uma costa rochosa.

A navegação é notoriamente difícil nesta região, conhecida como Hustadvika. As autoridades estudam a construção de um túnel para barcos em uma montanha do litoral para evitar a navegação em alto mar.

Apenas no fim da madrugada, no horário local, um dos quatro motores da embarcação voltou a funcionar e o cruzeiro pôde se estabilizar e ancorar na baía de Hustadvika, entre as cidades de Alesund e Trondheim, a dois quilômetros da costa. A partir de então, começou a operação de resgate dos passageiros.

A operação de resgate foi prejudicada por causa da maré, das chuvas e ventos fortes, que impediram o envio de outras embarcações. De acordo com o jornal norueguês "VG", a equipe de resgate enfrentava ondas de 8 metros e ventos de quase 70 km/hora. O resgate, então, ficou restrito aos helicópteros, que só podem transportar entre dez e 15 pessoas por vez.

No início da manhã, mais dois motores voltaram a funcionar e, a uma velocidade lenta, o navio se afastou da costa e deve ser rebocado por outras duas embarcações até o porto de Molde.

"Os cabos para o reboque estão sendo instalados", informou o Centro de Resgates do Sul da Noruega, pelo Twitter. Enquanto isso, a operação de salvamento continua, apesar do mar agitado, com ondas de seis metros de altura.

Noruega tenta resgatar 1.300 pessoas de cruzeiro; veja

Band Notí­cias

Vídeos mostram tensão de passageiros

Dentro do navio, o clima era de apreensão à espera do resgate, conforme revelam vídeos e fotografias publicados em redes sociais por passageiros (veja abaixo). Os vídeos mostram cadeiras, mesas e partes da estrutura interna do navio caindo ou se deslocando enquanto passageiros aguardam o resgate. Nas imagens, uma parte do teto da embarcação cai sobre a cabeça de uma passageira, causando nervosismo e apreensão.

Outro vídeo mostra os passageiros aglomerados em um local, vestindo coletes salva-vidas e aguardando o resgate.

(Com agências de notícias)