Topo

Cidade italiana vende prefeitura e até banco de praça para arrecadar fundos

Site da cidade mostra placa de boas-vindas de Esino Lario que está à venda - vendesiesino.it
Site da cidade mostra placa de boas-vindas de Esino Lario que está à venda Imagem: vendesiesino.it

Do UOL, em São Paulo

08/04/2019 17h22

Com problemas de financiamento público e sofrendo com a saída cada vez maior de moradores, a pequena cidade italiana de Esino Lario resolveu colocar à venda o prédio da Prefeitura, a praça principal do município, o cineteatro e até os bancos onde a população se senta para descansar. As informações são do jornal La Stampa.

Sem dinheiro em caixa e sem saber de onde tirar fundos, o prefeito Pietro Pensa decidiu liquidar o patrimônio público e, até mesmo, colocou um anúncio nos principais jornais do país.

Um código de barras gigante foi colocado no Paço Municipal como se a Prefeitura fosse um produto sendo exibido em uma loja.

"Nos últimos anos, Esino Lario tem sido um modelo e uma inspiração para o espírito empreendedor de milhares de pequenos municípios italianos. Mas o orçamento municipal está no vermelho e, por isso, tomei a difícil posição para o bem de todos de vender os lugares simbólicos", explicou o prefeito.

Além do anúncio, Pensa também criou um site --vendesiesino.it-- para listar o que está à venda na cidade, que fica aos pés do lago de Como e está rodeada de montanhas.

Um leilão deve ocorrer nesta semana. O lance inicial para a Prefeitura é de 200 mil euros. A placa de boas-vindas da cidade está 1.250 euros. Um banco da praça custa, no mínimo, 280 euros.

O curioso é que cada objeto vem com uma detalhada descrição.

"Banco ao ar livre, usado há anos por cidadãos e turistas durante suas caminhadas pelas ruas do município. Feito com apoios laterais de suporte e um suporte de ferro fundido esferoidal com uma base ampla para uma ancoragem estável no chão, tratada com uma camada de verniz de proteção e tiras de madeira de pinho", diz o anúncio do banco da praça.

Apesar do bom-humor na venda, Pensa sabe que enfrenta a oposição de alguns dos 747 moradores da cidade, mas "simplesmente não têm mais fundos para enfrentar os desafios que são maiores do que eles mesmos".

As pessoas ainda tem alguns dias para fazer seus lances. No entanto, muitos dizem que tudo não passa de uma jogada de marketing de Pensa, para chamar a atenção da situação de mais de 5.500 cidades italianas que podem desaparecer por causa do êxodo de moradores.

Pensa já colocou a pequena Esino Lario no mapa mundial antes. Em 2016, a cidadezinha organizou a conferência global da Wikipedia.