Topo

Tirar selfie em praia tailandesa pode virar crime passível de pena de morte

Turista tira foto na praia de Mai Khao, na Tailândia - Instagram/@trifonowanataly
Turista tira foto na praia de Mai Khao, na Tailândia Imagem: Instagram/@trifonowanataly

Do UOL, em São Paulo

09/04/2019 20h03

Autoridades tailandesas estão fazendo de tudo para evitar que os turistas que visitam a bela praia de Mai Khao tirem selfies dos aviões que pousam ali perto, na pista do aeroporto de Phuket. Isso porque, o terminal está ao lado da praia e os visitantes costumam ir até um ponto onde é possível tirar selfies bem pertinho dos aviões que estão pousando, algo considerado perigoso.

Pensando em afastá-los dali, o governo tailandês demarcou uma nova área de segurança que deve entrar em vigor nos próximos dias, segundo o chefe da polícia do aeroporto de Phuket, Wichit Kaeothaithiam.

"As pessoas e os turistas não terão permissão de entrar nessa área para tirar fotos", afirmou ao jornal Bangkok Post.

A preocupação das autoridades é tanta que a penalidade máxima para quem burlar as regras de segurança do aeroporto pode ser até mesmo a pena de morte.

Kaeothaithiam também se mostrou muito preocupado com os turistas e empresários que usam drones na região e já até ligaram lanternas e lasers na direção do cockpit dos aviões.

Um relatório publicado recentemente mostrou que alguns atos desse tipo já causaram incômodo e perturbação aos pilotos.

Os aviões que pousam no aeroporto de Phuket se aproximam bastante da praia de Mai Khao. Ir até o local para ver as aeronaves de pertinho se tornou uma atração turística indispensável do local.

As autoridades não veem muito problema nisso, caso seja feito com segurança. No entanto, consideram que as fotos podem causar problemas.

Kaeothaithiam afirmou que as novas regras de segurança estão de acordo com as normas da Organização Internacional de Aviação Civil. Segundo ele, o aeroporto se preocupa com o dinheiro que vem do turismo, mas não quer ter problemas com as normas da aviação.

"O turismo e a segurança devem coexistir", afirmou.