Topo

Padre que serviu no Afeganistão salva relíquias do incêndio na Notre-Dame

O padre Jean-Marc Fournier logo após ter entrado na Catedral de Notre-Dame para salvar relíquias católicas - Twitter/@eloraillere
O padre Jean-Marc Fournier logo após ter entrado na Catedral de Notre-Dame para salvar relíquias católicas Imagem: Twitter/@eloraillere

Do UOL, em São Paulo

17/04/2019 11h31

Um padre francês está sendo chamado de herói por ter conseguido salvar o Santíssimo Sacramento e uma coroa de espinhos histórica do incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris.

Jean-Marc Fournier é capelão da Brigada de Incêndio de Paris e conseguiu salvar os objetos sagrados para os católicos ao entrar na catedral em chamas junto com os bombeiros.

Os dois artefatos religiosos são relíquias católicas que ficavam na Catedral de Notre-Dame. Muitos temiam que os objetos sagrados tivessem sido consumidos pelas chamas.

A coroa de espinhos - AFP - AFP
A coroa de espinhos
Imagem: AFP
"O padre Fournier é um herói. Ele não demonstrou medo algum e foi diretamente na direção das relíquias no interior da catedral, garantindo que seriam salvas. Ele lida com a vida e a morte todos os dias e não mostrou ter medo", disse uma fonte dos serviços de emergência ouvida pelo canal de TV Sky News.

O jornalista Etienne Loraillere, editor do canal de TV católico KTO, confirmou que o capelão entrou na catedral com os bombeiros para salvar a coroa de espinhos e o Santíssimo Sacramento. Ele ainda postou no Twitter uma foto do padre em frente à Notre-Dame.

Padre esteve no Afeganistão

Não foi a primeira vez que Fournier demonstrou não temer uma tragédia. Em novembro de 2015, ele entrou na casa de shows Bataclan logo após um ataque terrorista perpetrado pelo Estado Islâmico que deixou 89 mortos. O religioso fez uma oração pelos mortos e confortou os sobreviventes.

Governo francês elogia ação de bombeiros na Notre-Dame

Band News

O padre também trabalhou como capelão das Forças Armadas francesas por sete anos, tendo, inclusive, servido no Afeganistão. Segundo a Sky News, o religioso sobreviveu a uma emboscada que deixou dez soldados mortos.

Coroa foi dada a Luis 9°

Os católicos acreditam que a coroa de espinhos salva pelo padre Fournier contém partes da coroa usada por Jesus na crucificação. O objeto sagrado foi dado ao monarca francês Luis 9º em 1238 e estava guardado em uma caixa de ouro e era apenas exibido aos visitantes em ocasiões especiais.