Topo

Bolsonaro declara apoio a Guaidó e vincula Maduro a PT e PSOL

Jair Bolsonaro durante encontro com Juan Guaidó em fevereiro - Pedro Ladeira 28.02.2019/Folhapress
Jair Bolsonaro durante encontro com Juan Guaidó em fevereiro Imagem: Pedro Ladeira 28.02.2019/Folhapress

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

30/04/2019 12h22Atualizada em 30/04/2019 15h00

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou hoje, pelo Twitter, que se solidariza com o povo venezuelano e que o governo brasileiro apoia "a liberdade desta nação irmã", referindo-se ao movimento do líder oposicionista Juan Guaidó, que tenta derrubar o regime do ditador Nicolás Maduro.

"O Brasil está ao lado do povo da Venezuela, do presidente Juan Guaidó e da liberdade dos venezuelanos", postou o presidente.

Nas mensagens, Bolsonaro também aproveitou para alfinetar seus partidos rivais, PT e PSOL. Segundo o mandatário, as legendas de esquerda teriam "alinhamento ideológico" com Maduro. O presidente disse ainda que uma vitória de Guaidó proporcionaria à Venezuela "viver uma verdadeira democracia".

Guaidó, autoproclamado presidente interino do país sul-americano, declarou hoje ter apoio dos militares para "pôr fim à usurpação" do governo. A declaração gerou expectativa de uma tomada de poder no país, o que o governo Maduro classifica como golpe.

Em resposta, Maduro disse ter conversado com os comandos militares, e que estes asseguraram lealdade "ao povo, à Constituição e à pátria". Ele também pediu para que os venezuelanos se mobilizem para "assegurar a vitória da Paz". "Venceremos", postou o ditador em sua conta no Twitter.

Guaidó diz ter apoio de militares e provoca reação nas ruas de Caracas

UOL Notícias