Topo

Agricultor amputa a própria perna usando um canivete após acidente

Kurtis Kaser faz fisioterapia semanas depois de amputar a própria perna - Amanda Kaser-Malousek
Kurtis Kaser faz fisioterapia semanas depois de amputar a própria perna Imagem: Amanda Kaser-Malousek

Do UOL, em São Paulo

16/05/2019 22h39

Um agricultor americano amputou a própria perna quando acidentalmente pisou em um buraco onde uma rosca transportadora de grãos estava instalada. O incidente ocorreu há três semanas e meia.

Kurtis Kaser, 63, trabalhava em sua propriedade em Pender, no Nebraska, tentando transferir o milho colhido, quando sofreu o acidente. Com a perna presa na máquina, o agricultor precisava agir rapidamente.

"Eu não sabia o que fazer nem quanto tempo ficaria consciente. Estava prestes a desistir quando lembrei que tinha um canivete no bolso", contou à CNN.

Foi quando Kaser decidiu cortar a própria perna. O agricultor não tinha celular para pedir ajuda e, simplesmente, passou a fazer cortes na perna.

"Eu sabia que tinha terminado porque senti algo diferente. Talvez tenha sido um tendão que eu tinha cortado", disse.

Ele se arrastou até sua casa onde usou um telefone para pedir ajuda. O serviço de emergência enviou um helicóptero até a propriedade de Kaser. O agricultor foi levado até um hospital, onde ficou internado por uma semana, até ser transferido para outro lugar onde passou por uma reabilitação.

No momento do acidente, a mulher de Kaser, Lori, não estava em casa. Quando ela chegou, o marido já havia sido levado ao hospital.

Kaser não sabe dizer quanto tempo durou sua agonia. Quando voltou para casa, na última sexta-feira (10), o agricultor se surpreendeu com a distância que percorreu se arrastando para pedir ajuda.

"Todos me perguntam porque eu estou tão calmo com a situação. A verdade é que, quando estava na reabilitação, vi muitas pessoas que provavelmente nunca vão andar de novo. Eu sei que eu vou andar de maneira relativamente normal. Sou um sortudo", afirmou.

Lori contou que o casal está se ajudando à nova vida e que, com o tempo, tudo vai voltar ao normal. Em breve, Kaser vai experimentar uma prótese e espera voltar ao trabalho o quanto antes.

Esse não foi o primeiro acidente sofrido por Kaser em sua propriedade. Quando era jovem e ainda estava na escola, o agricultor prendeu a outra perna em um trator. Por sorte, ele apenas sofreu lesões na pele.