Topo

Japão doará R$ 14 milhões para acolhimento a venezuelanos no Brasil

Fronteira entre Brasil e Venezuela - Bruno Kelly/Reuters
Fronteira entre Brasil e Venezuela Imagem: Bruno Kelly/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

08/06/2019 09h50

A Embaixada do Japão no Brasil assinou nesta semana um acordo para doar 3,6 milhões de dólares (R$ 14 milhões) às ações de proteção e assistência a venezuelanos que chegam ao país. O dinheiro será transferido a quatro agências da ONU (Organização das Nações Unidas) aqui.

A contribuição japonesa tem como objetivo fortalecer o apoio ao acolhimento, assistência e proteção dos refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil.

De acordo com dados da Polícia Federal, de 2017 até abril de 2019 foram registrados cerca de 100 mil pedidos de refúgio e 70 mil solicitações de residência temporária por parte de cidadãos venezuelanos.

O Brasil é o país que, proporcionalmente, menos recebe venezuelanos na América do Sul - a maioria vai para Colômbia e Peru.

Mas a chegada dos imigrantes e refugiados impacta estados que enfrentam dificuldades econômicas, como Roraima, Amazonas e Pará.

Entre as ações beneficiadas pela doação japonesa estão o registro e a documentação de venezuelanos, o apoio psicossocial, serviços de saúde e proteção de crianças.

Segundo a ONU, o número de pessoas que deixou a Venezuela devido a crise chega a 4 milhões, em um universo de 31 milhões de habitantes.

*Com informações da Agência ONU