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Passageiro de 14 anos que ia para Suécia é colocado em voo para Alemanha

InSapphoWeTrust/Creative Commons
Imagem: InSapphoWeTrust/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

02/07/2019 13h41

Um menino de 14 anos de Raleigh, na Carolina do Norte, Estados Unidos, que deveria viajar para Estocolmo, na Suécia, foi colocado em um voo errado de outra companhia aérea com destino à Alemanha. A mãe do adolescente afirmou que a companhia aérea contratada não estava prestando auxílio no caso.

Pelo Twitter, a mãe, Branda Berg, contou toda a saga. O garoto pretendia voar de Raleigh para Estocolmo pela United Airlines. No entanto, a companhia não tem um voo direto e foi necessário embarcar em uma companhia parceira, a SAS, até o aeroporto de Newark, também nos EUA, de onde partiria para a Suécia. Segundo Brenda, a United Airlines oferece um serviço para menores de idade desacompanhados sob o pagamento de taxa.

Ao chegar em Newark, segundo ela, o filho não teve assistência, foi impedido de embarcar e levado a uma sala para menores desacompanhados. Pela política da empresa, menores entre 5 e 14 anos devem receber acompanhamento, porém, o site da empresa diz que o serviço não se aplica a passageiros oriundos de voos parceiros.

À publicação "Bussiness Insider" um representante da United explicou que não é permitido o embarque de menores desacompanhados em voos com escalas internacionais, mas como o embarque inicial havia sido feito pela SAS - cujo limite de idade é de 11 anos - o adolescente passou pelo check-in.

De acordo com a companhia, o erro aconteceu durante o tempo em que o garoto imprimiu o cartão de embarque até o embarque de fato. Seu cartão continha as informações corretas do voo, porém, até a chegada ao local, o voo mudou de portão e, de onde deveria sair o avião para Estocolmo, estava um rumo a Düsseldorf, na Alemanha, administrado pela Eurowings.

Segundo um representante da United, o voo da Eurowings estava quase saindo, apenas esperando um passageiro com o nome semelhante ao do menino. A pessoa que o acompanhava - que só foi designada três horas depois, segundo a mãe -- então ouviu o nome sendo chamado e encaminhou o garoto para o voo.

Quando percebeu o erro, o menino ligou para Brenda, que avisou à companhia aérea e começou a cobrar explicações pelo Twitter. O menino foi então retirado do voo para a Alemanha, mas o avião para Estocolmo já havia partido.

Mais tarde, ela contou que o menino foi ajudado pela SAS, que reservou um voo para a Dinamarca, de onde ele faria conexão para Estocolmo. O passageiro finalmente chegou ao destino com mais de 10 horas de atraso.

Em nota encaminhada ao "Bussiness Insider" a United Airlines respondeu, em inglês: "A segurança e o bem-estar de todos os nossos clientes é a nossa maior prioridade, e estamos em contato frequente com a família do jovem para garantir sua segurança e pedir desculpas por essa questão. Uma vez que a Eurowings reconheceu que havia embarcado na aeronave errada em Newark, o avião retornou ao portão - antes de decolar. Nossa equipe então ajudou o jovem cliente a garantir que ele embarcasse no voo correto mais tarde naquela noite. Confirmamos que esse jovem cliente chegou com segurança ao seu destino".

Brenda, no entanto, contestou a companhia, dizendo que não tinha recebido qualquer retorno desde domingo, quando o episódio aconteceu. A Eurowings não explicou como o menino conseguiu embarcar no voo estando com a passagem de outro.