Topo

Brasileira de 2 anos desaparece na fronteira entre México e EUA

Do UOL*, em São Paulo

03/07/2019 13h31Atualizada em 04/07/2019 08h50

Uma criança brasileira de 2 anos desapareceu quando era levada pela mãe ao tentar cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos, informaram as autoridades locais hoje.

De acordo com a guarda de fronteira, o incidente ocorreu ontem quando mãe e filha tentavam atravessar o rio Grande, à altura da cidade Brownsville, no sul do Texas. A suspeita é de que a garota tenha se afogado. A mãe da brasileira, que é haitiana, alertou as autoridades locais, mas foi detida logo após realizar a travessia.

"Sempre que uma criança se perde é um evento trágico ", disse Raul L. Ortiz, chefe de patrulha do Setor Del Rio em comunicado. "Eu não posso imaginar a angústia que os pais desta jovem menina devem estar sentindo e espero que nossos esforços de busca compensem com um resultado positivo".

Procura por criança - Reuters - Reuters
Agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA procuram pela brasileira de dois anos desaparecida no Rio Grande
Imagem: Reuters
As polícias mexicana e norte-americana estão utilizando barcos, mergulhadores e veículos submarinos em uma operação conjunta de buscas pela menina que segue até o momento.

Procurado pelo UOL, o Itamaraty declarou ter conhecimento sobre o caso e o acompanhar por meio do Consulado-Geral do Brasil em Houston, no Texas.

A tragédia acontece poucos dias depois de uma foto de um migrante salvadorenho e sua filha de dois anos, que morreram afogados enquanto atravessavam o mesmo rio na tentativa de chegar aos Estados Unidos, gerar comoção mundial ao mostrar o drama de milhares de imigrantes.

*Com Ansa