Topo

"Vivi um milagre", diz brasileiro ferido em erupção de vulcão na Itália

Fogo e fumaça são vistos após a explosão do vulcão em Stromboli, na Itália - Giovanni Isolino/AFP
Fogo e fumaça são vistos após a explosão do vulcão em Stromboli, na Itália Imagem: Giovanni Isolino/AFP

Do UOL*, em São Paulo

04/07/2019 10h07

O brasileiro Thiago Takeuti, de 35 anos, disse hoje que não sabe como sobreviveu à explosão de um vulcão na ilha de Stromboli, na Itália. Ele foi encontrado ferido ontem em estado de choque e desidratado.

Ele e o amigo Massimo Imbesi faziam caminhada quando houve a erupção. Imbesi foi a única vítima fatal. O italiano, natural de Milazzo, foi encontrado com um hematoma no tórax, mas as causas da morte ainda serão investigadas.

"Vivi um milagre. Estou me perguntando por que sobrevivi. Ouvimos uma forte explosão e começamos a correr", relatou Takeuti à agência italiana Ansa, explicando que estavam na subida do vulcão.

[As explosões], em um primeiro momento, pareciam um belo espetáculo, mas, depois, começaram a cair muitas pedras. Respiramos toda aquela fumaça e Massimo começou a se sentir mal...Depois da erupção, tentamos nos proteger em uma zona onde o fogo e a lava já tinham acabado. Mas, correndo entre as pedras, caímos. [Massimo] começou a respirar cada vez mais pesado
Thiago Takeuti, relatando o drama que enfrentou com o amigo

"Tentei reanimá-lo com massagem cardíaca e respiração boca a boca, mas não tinha mais nada para fazer", disse o brasileiro. A morte de Massimo Imbesi, originário de Milazzo, foi confirmada pelas autoridades italianas. Ele foi encontrado com um hematoma no tórax, mas as causas da morte ainda serão investigadas.

O vulcão de Stromboli teve duas explosões violentas ontem, às 16h46 locais (11h46 de Brasília), causando a morte do italiano e ferindo ao menos três pessoas, entra elas o brasileiro. A ilha também sofreu um terremoto de 2 graus de magnitude durante esta madrugada, o que especialistas acreditam ser um efeito do assentamento do vulcão.

Hoje, o cenário na ilha ainda parecia de guerra, com poeira negra cobrindo as residências e detritos pelas ruas. A zona mais atingida é o vilarejo de Ginostra. "Agora estamos trabalhando para limpar, mas precisamos de ajuda e de braços fortes", disse o morador Gianluca Giuffrè.

O prefeito de Lipari, Marco Giorgianni, informou que a situação está sob controle na ilha. "Em Ginostra, e em grande parte da ilha, o fornecimento de energia elétrica foi retomado. Técnicos da Enel trabalharam durante a noite para reparar os danos", disse. Segundo ele, não há necessidade de evacuar Stromboli, apesar de 98 pessoas terem se apavorado e deixado a ilha às pressas.

O vulcão Stromboli é um dos mais ativos do mundo e está localizado em uma ilha da Sicília, no sul da Itália, que leva o mesmo nome. Mas as explosões de ontem estão entre as mais fortes de todas as registradas no vulcão desde 1985, quando foi ativado o sistema de monitoramento, de acordo com um especialista do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), Eugenio Privitera.

*Com informações da agência Ansa

Errata: este conteúdo foi atualizado
A matéria informou incorretamente no 6º parágrafo que a erupção ocorreu às 21h46, horário de Brasília. Na verdade, o fato ocorreu às 11h46, no horário de Brasília. A informação foi corrigida.