Topo

Ataque deixa 4 mortos e 15 feridos na cidade de Gilroy, nos EUA

Eduardo Lucizano*

Do UOL, em São Paulo

29/07/2019 00h18Atualizada em 29/07/2019 11h24

Um atirador matou três pessoas e deixou ao menos 15 feridos no fim da tarde de ontem (28) durante uma feira gastronômica de alho na cidade de Gilroy, no estado da Califórnia, nos EUA. O suspeito foi baleado e morto, segundo a polícia.

O ataque aconteceu às 17h41 (horário local, 21h41 em Brasília), quando uma pessoa abriu fogo com um rifle contra vários dos participantes do Festival do Alho (Gilroy Garlic Festival), realizado na cidade, disse o chefe de Polícia, Scott Smithee, em entrevista coletiva.

A polícia diz que não descarta a participação de um segundo suspeito. Smithee disse que o suspeito parecia atirar "aleatoriamente" e que ele teve acesso ao local da feira - no qual para entrar é preciso passar por um detector de metais - cortando uma cerca protetora.

Segundo informações da emissora ABC7News, um dos mortos no ataque foi um menino de seis anos. A notícia teria sido dada à emissora pela avó da vítima, mas a polícia não confirma oficialmente a informação.

Testemunha do ataque, Julissa Contreras afirmou que o suposto atirador abriu fogo com um rifle. "Eu o vi atirando em todas as direções. Ele não estava mirando em ninguém especificamente. Estava indo da esquerda para a direita e da direita para a esquerda", disse em entrevista á emissora NBC.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que algumas pessoas correm desesperadas para sair da feira.

O diretor do festival, Brian Bowe, disse estar "profundamente chocado". "Nossos mais de 4.000 voluntários trabalham duro todos os anos e ver esse evento terminar desta maneira é simplesmente uma das coisas mais trágicas e tristes que já vivi", declarou.

A feira de gastronomia inclui apresentações de grupos musicais e competições culinárias, além de lugares para comer e beber. Cada ano recebe cerca de 100 mil pessoas em seus três dias, segundo os organizadores.

Gilroy é uma cidade majoritariamente rural de cerca de 50 mil habitantes situada a cerca de 130 quilômetros ao sul de São Francisco, na Califórnia.

O presidente dos EUA, Donald Trump, usou o Twitter para lamentar o ataque. "Sejam cuidadosos e fiquem seguros!", escreveu.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, chamou o incidente de "horrível". "Esta noite a Califórnia apoia a comunidade de Gilroy. Meu gabinete está acompanhando a situação de perto", tuitou.

* Com informações da EFE e da AFP