Topo

Trump chama Eduardo Bolsonaro de incrível e diz estar feliz com indicação

Vanessa Alves Baptista

Do UOL, em São Paulo

30/07/2019 16h24Atualizada em 30/07/2019 19h04

O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou hoje a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), 35, para a embaixada de Washington.

Em conversa com repórteres nos jardins da Casa Branca, ele disse à jornalista da GloboNews Raquel Krähenbühl considerar o filho do presidente Jair Bolsonaro "extraordinário, um jovem brilhante, incrível".

"Eu conheço o filho dele e provavelmente é por isso que o fizeram [indicaram]. Estou muito feliz com essa indicação", afirmou.

Ao ser questionado se considerava nepotismo a indicação de Eduardo Bolsonaro, Trump disse que não e deu a entender que desconhecia a decisão do presidente brasileiro de apresentar o nome do filho para a embaixada.

"Eu não acho que é nepotismo porque o filho ajudou muito na campanha. O filho dele é extraordinário, ele realmente é. Eu acho que é uma grande indicação, eu não sabia disso", afirmou

Trump também disse ter "um grande relacionamento" com o Brasil e com o presidente Bolsonaro, a quem chamou de "um homem maravilhoso", que tem "uma família maravilhosa" e está fazendo "um grande trabalho" ao governar o país.

Quando anunciou a decisão de indicar o filho, um dia depois de Eduardo ter atingido a idade mínima para assumir o cargo de embaixador, Bolsonaro afirmou que ele está apto para a função, mesmo sem nunca ter seguido a carreira diplomática, porque é "amigo dos filhos do Donald Trump, fala inglês e espanhol, tem uma vivência muito grande do mundo".

Na sexta-feira passada (26), o chanceler brasileiro Ernesto Araújo afirmou que o governo brasileiro formalizou o primeiro passo para a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos EUA.

Segundo Araújo, o pedido de aceitação --consulta ao governo do país que receberá o indicado-- já foi entregue ao governo americano.

O nome do filho do presidente precisa ser aprovado no Senado --tanto na Comissão de Relações Exteriores como no plenário.

Bolsonaro diz que filho está preparado para ser embaixador

Band Notí­cias