Topo

EUA já registram 12 ataques com ao menos 10 mortos na década; relembre

Mulheres rezam em um memorial improvisado, em Las Vegas, em lembrança às vítimas do atentado ocorrido na cidade, em foto de 2017 - Mark Ralston/AFP
Mulheres rezam em um memorial improvisado, em Las Vegas, em lembrança às vítimas do atentado ocorrido na cidade, em foto de 2017 Imagem: Mark Ralston/AFP

Da AFP

04/08/2019 10h45

Os Estados Unidos são regularmente palco de tiroteios violentos, como o que deixou 20 mortos no sábado em El Paso, Texas, neste sábado. No dia seguinte, um atirador matou ao menos nove pessoas em Dayton, Ohio.

Nos últimos anos, 12 massacres nos Estados Unidos deixaram ao menos dez mortos.

Show em Las Vegas: 58 mortos

1º.out.2017 - Pessoas se jogam no chão durante ataque de atirador - David Becker/Getty Images/AFP - David Becker/Getty Images/AFP
Imagem: David Becker/Getty Images/AFP

Um homem de 64 anos fez disparos seguidos da janela de seu quarto em um hotel contra uma multidão que assistia um show de música country em Las Vegas, em outubro de 2017. O ataque deixou um balanço de 58 mortos e cerca de 500 feridos. O atirador se suicidou.

Boate gay em Orlando: 49 mortos

Massacre na boate Pulse - Gregg Newton/AFP - Gregg Newton/AFP
Imagem: Gregg Newton/AFP

Um jovem fortemente armado abriu fogo dentro de uma boate gay na cidade de Orlando em 12 de junho de 2016, matando 49 pessoas. O atirador foi abatido em uma troca de tiros posterior com a polícia. Anteriormente, havia prometido obediência ao grupo Estado Islâmico.

Escola Sandy Hook: 26 mortos

Sandy Hook - Reprodução/NBC News - Reprodução/NBC News
Imagem: Reprodução/NBC News

Em 14 de dezembro de 2012, um jovem de 20 anos matou 26 pessoas, incluindo 20 crianças de seis e sete anos na Escola de Sandy Hook, em Newtown, Connecticut. Depois se suicidou.

Igreja de Sutherland: 25 mortos

Igreja sutherland - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Um homem matou 25 fiéis e feriu outros 20 que participavam de um ato religioso em uma igreja batista na comunidade rural de Sutherland Springs, no Texas, em 5 de novembro de 2017. A polícia encontrou o corpo do atirador em seu automóvel pouco depois.

Shopping de El Paso: 20 mortos

El Paso - Joel Angel Juarez/AFP - Joel Angel Juarez/AFP
Imagem: Joel Angel Juarez/AFP

Neste sábado (3), um atirador invadiu um hipermercado dentro de um centro comercial em El Paso, no Texas, matando ao menos 20 pessoas e deixando 26 feridos. A polícia prendeu um suspeito de 21 anos, e investiga a possibilidade de ter sido um crime de ódio.

Escola de Ensino Médio na Flórida: 17 mortos

Parkland - Mike Stocker/South Florida Sun-Sentinel via AP - Mike Stocker/South Florida Sun-Sentinel via AP
Imagem: Mike Stocker/South Florida Sun-Sentinel via AP

Um jovem de 19 anos disparou contra alunos e adultos na escola Marjory Stoneman Douglas, em Parkland, na Flórida, em 14 de fevereiro de 2018, deixando 17 mortos antes de ser detido.

Festa na Califórnia: 14 mortos

San Bernardino - Mario Anzuoni/Reuters - Mario Anzuoni/Reuters
Imagem: Mario Anzuoni/Reuters

Um casal de imigrantes muçulmanos invadiu uma festa de funcionários em um escritório de serviços sociais em San Bernardino, na Califórnia, em 2 de dezembro de 2015, e abriu fogo. O ataque deixou 14 mortos e 22 feridos. Os dois foram mortos pela polícia mais tarde.

Cinema em Denver: 12 mortos

Denver - Barry Gutierrez/AP - Barry Gutierrez/AP
Imagem: Barry Gutierrez/AP

Um jovem que usava uma armadura invadiu um cinema em Aurora, Colorado, em julho de 2012, onde jogou uma bomba de gás lacrimogêneo e abriu fogo: 12 morreram e 70 ficaram feridos. O atirador foi condenado à prisão perpétua.

Thousand Oaks: 12 mortos

Thousand Oaks - AP - AP
Imagem: AP

Em 7 de novembro de 2018 um ex-soldado, Ian Long, fichado pela polícia por problemas psíquicos, abriu fogo em um bar lotado em Thousand Oaks, perto de Los Angeles, e matou 12 pessoas, incluindo um policial. Depois cometeu suicídio.

Virginia Beach: 12 mortos

Virginia Beach - Reuters - Reuters
Imagem: Reuters

Em 31 de maio de 2019, um funcionário municipal fortemente armado de Virginia Beach, Virginia, abriu fogo contra os colegas e matou 12 pessoas. Foi morto em um tiroteio com a polícia.

Sinagoga em Pittsburgh: 11 mortos

Sinagoga - REUTERS/Cathal McNaughton - REUTERS/Cathal McNaughton
Imagem: REUTERS/Cathal McNaughton

Em 27 de outubro de 2018, um homem de 46 anos entrou na sinagoga Árvore da Vida de Pittsburgh com um fuzil de assalto AR-15 e três pistolas, assassinando 11 fiéis nos serviços de Shabat e ferindo outros seis, entre eles quatro policiais.

Escola de Santa Fé: 10 mortos

santa Fé - HCSO/Reuters - HCSO/Reuters
Imagem: HCSO/Reuters

Um estudante de 17 anos matou, em 18 de maio de 2018, dois adultos e oito jovens em uma escola do ensino médio de Santa Fé, no Texas. Dimitrios Pagourtzis foi acusado de assassinato e pode ser condenado à morte. Ele usou um fuzil e uma pistola que seu pai possuía de modo ilegal.