Topo

Ativistas do clima fazem protesto em embaixada do Brasil em Londres

Policiais prendem ativista que jogou tinta na embaixada brasileira em Londres - Peter Nicholls/Reuters
Policiais prendem ativista que jogou tinta na embaixada brasileira em Londres Imagem: Peter Nicholls/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

13/08/2019 06h59

Manifestantes do grupo Extinction Rebellion, conhecidos por serem ativistas do clima, jogaram tinta vermelha na embaixada brasileira em Londres, na Inglaterra, na terça-feira para protestar 'contra danos à floresta amazônica' e 'violência contra os povos indígenas que vivem lá'.

Dois ativistas do subiram em um toldo de vidro acima da entrada da embaixada. A fachada da embaixada ficou tomada de vermelho e frases como "No More Indigenous Blood" e "For The Wild".

A rebelião de extinção, que causou distúrbios generalizados no centro de Londres por várias semanas no início deste ano, disse que o protesto visava desafiar o governo brasileiro sobre "abusos de direitos humanos sancionados pelo Estado e ecocídio".

O grupo disse que o protesto foi programado para coincidir com uma marcha de mulheres indígenas em Brasília hoje, e que ações semelhantes estão ocorrendo em embaixadas brasileiras no Chile, Portugal, França, Suíça e Espanha.

Nas redes sociais, o grupo publicou um vídeo em que mostra o momento dos protestos. Em poucos minutos a polícia chegou ao local para impedir o ato.

*(Com informações da Reuters).