Topo

Negro diz que foi expulso de avião para que cão pudesse voar na 1ª classe

Dana Holcomb (e) alega ter sido vítima de discriminação racial em um voo da American Airlines - Reprodução de vídeo
Dana Holcomb (e) alega ter sido vítima de discriminação racial em um voo da American Airlines Imagem: Reprodução de vídeo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/09/2019 20h17

Um americano que afirma ter sido expulso de um voo para que um cachorro pudesse viajar de primeira classe está processando a companhia aérea American Airlines.

Dana Holcomb, de 53 anos, alega ter sido vítima de discriminação racial no incidente em um voo para Austin em abril. O homem, que é negro, afirma ter comprado uma passagem de primeira classe após ter comemorado seu aniversário em Las Vegas. Ele viajou normalmente até Phoenix, onde fez uma conexão.

Ao entrar na aeronave, Holcomb descobriu que viajaria ao lado de um mulher que estava com um cão de apoio emocional. O problema é que o americano é alérgico a pelo de cachorro e, em questão de minutos, começou a sofrer uma reação.

A mulher, então, pediu para trocar de lugar com outros passageiros da primeira classe, mas ninguém se ofereceu. Neste momento, tripulantes disseram para Holcomb ir para o fundo do avião ou para sair da aeronave.

O americano contou que o piloto se irritou com a situação. No meio da discussão, um passageiro chegou a se oferecer para trocar de lugar, mas o comandante negou e chamou a segurança para retirar Holcomb da aeronave.

O problema é que a bagagem dele com seus medicamentos de uso diário ficou no avião, enquanto Holcomb teve de passar a noite em Phoenix.

Em nota, a American Airlines afirmou que Holcomb estava agressivo, o que o levou a ser retirado do voo. No entanto, algumas testemunhas discordam da versão da companhia aérea.

Segundo o processo, dois passageiros testemunham em favor de Holcomb. Um deles afirmou que ouviu o piloto dizer que o americano poderia ser "perigoso", segundo a revista Newsweek.

O advogado de Holcomb, Reginald McKamie, afirmou ao canal de TV KXXV que seu cliente quer mudar as políticas discriminatórias da American Airlines.

"O que a American Airlines faz é discriminação. Eles repetidas vezes humilharam cidadão afro-americanos os expulsando de voos, os deixando sem ter como ir para casa, sem hotel, apenas os retirando das aeronaves", disse.