Topo

Trump diz que pedido de impeachment é caça às bruxas: "Ruim para os EUA"

24.set.2019 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa na 74ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York - Carlo Allegri/Reuters
24.set.2019 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa na 74ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York Imagem: Carlo Allegri/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

24/09/2019 19h27

O presidente Donald Trump criticou via Twitter o pedido de impeachment anunciado hoje pelo Congresso americano contra ele.

"Um dia tão importante na ONU, tanto trabalho e muito sucesso, e os democratas propositalmente tinham que destruir e humilhar com mais lixo de caça às bruxas. Muito ruim para o nosso país", escreveu Trump.

Ele ainda escreveu: "O secretário de Estado [Mike] Pompeo teve permissão do governo ucraniano para liberar a transcrição do telefonema que eu tive com o presidente. Eles nem sabem qual é a grande questão. Um golpe de caça às bruxas dos democratas".

O pedido de impeachment contra o comandante dos Estados Unidos deve-se à revelação de que ele bloqueou fundos de assistência à Ucrânia e teria coagido o país do leste europeu a investigar o ex-vice-presidente Joseph Biden e sua família.

"O presidente deve prestar contas; ninguém está acima da lei", afirmou a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi. Ela disse também que as ações de Trump foram uma "traição ao juramento do cargo, à segurança nacional e à integridade das eleições".

Segundo veículos de imprensa americanos, 163 dos 235 congressistas do Partido Democrata da Câmara dos Representantes já tornaram público o apoio ao processo de julgamento político.

São necessários 218 votos - a maioria simples - para que a Casa, na qual os democratas são maioria, inicie o procedimento. Entretanto, o predomínio do Partido Republicano no Senado, onde o pedido também teria que ser apreciado, torna difícil que o impeachment se concretize.

*Com informações da EFE