Topo

Brasil tem 17º passaporte mais "poderoso" do mundo; veja ranking de agência

Getty Images
Imagem: Getty Images

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

03/10/2019 11h47

Resumo da notícia

  • Agência lista os passaportes que dão mais acesso a países no mundo
  • Brasil aparece na 17ª colocação, ao lado de Bulgária e Argentina
  • Japão e Singapura lideram o ranking

O Brasil ocupa o 17º lugar em um ranking dos passaportes mais "poderosos" do mundo feito pela agência internacional Henley Passport Index. O documento brasileiro, assim como os passaportes da Argentina e da Bulgária -que aparecem empatados na mesma posição—, dá acesso a 170 países do mundo sem necessidade de visto, segundo o levantamento.

No topo da lista, Japão e Singapura dividem o título do passaporte mais influente. Com o documento em mãos, cidadãos desses países asiáticos podem viajar por 190 outros países do mundo todo. Coreia do Sul, Alemanha e Finlândia (188 países) aparecem empatados na 2ª posição e Dinamarca, Itália e Luxemburgo dividem a 3ª colocação (187).

A 17ª posição deixa o Brasil à frente de países como a Croácia e de Hong Kong, região autônoma da China, que aparecem empatados em 18º. Ambos passaportes dão acesso a 168 países.

Completam os 20 primeiros lugares no ranking o pequeno país de San Marino (19º, com entrada em 167 países) e Andorra (20º, com entrada em 166). Veja a lista: