Topo

Atriz espanhola recebe cartão postal da Austrália 24 anos depois de envio

@srarakutjo/Twitter
Imagem: @srarakutjo/Twitter

Do UOL, em São Paulo

04/10/2019 17h53

Em 1995, o pianista e compositor espanhol Albert Guinovart enviou da Austrália um cartão postal para Barcelona, onde mora a atriz Victoria Pagès. Ontem, a correspondência finalmente chegou.

A surpresa foi tão grande que Victoria fez questão de registrá-la no Twitter. "Chegando em casa, abri a caixa de correio e (...) recebi um cartão postal de Sydney. Fiquei animada, mas não conheço ninguém que esteja na Austrália. Virei e encontrei um cartão postal escrito em 20 de março de 1995. Há 24 anos", escreveu ela.

Segundo ela, o postal foi escrito em 1995, mas o selo tem data de 30 de setembro de 2019 - ou seja, ficou parado na Austrália por mais de duas décadas. Ao receber, ela não conseguiu nem mesmo identificar quem poderia ter mandando a ela o cartão.

O nome de Albert Guinovart era a principal aposta, por isso a atriz resolveu perguntar a ele no Twitter. O pianista soube da história pela rede social e confirmou: foi ele mesmo quem mandou.

"O texto estava meio apagado", disse ela à rádio Cadena SER.

Guinovart explicou o porquê de ter mandado um cartão postal na época à amiga. "Antes não se telefonava, porque as chamadas (internacionais) eram caríssimas. Dava no mesmo pegar 15 postais e mandar a 15 pessoas", conta o pianista, que não esperava resposta das pessoas a quem escreveu - por isso, nunca perguntou a Pagès se havia recebido a correspondência.

"O marido dela era diretor de cinema. Naquela época, eu estava cansado de fazer viagens e queria me estabelecer mais como compositor. Como ele estava na TV3 (da Catalunha), disse: vou ver se pode me conseguir um contato para me estabelecer como compositor", justificou.

Desta forma, segundo ele, mais do que estabelecer uma rede de contatos, o cartão postal era um agradecimento: Guinovart conseguiu a vaga que queria na TV3.

"Não sabemos o que aconteceu com este postal", disse Pagès, cogitando se a correspondência esteve perdida. Durante todo esse tempo, ela não se mudou de endereço - para a sorte dos envolvidos.

Passagem de meteoro ilumina noite na Austrália

Band Notí­cias