Topo

Inseto coloca avião da Xiamen em risco após causar erro de leitura

Avião da Xiamen Airlines - Reprodução/XiamenAir
Avião da Xiamen Airlines Imagem: Reprodução/XiamenAir

Do UOL, em São Paulo

11/10/2019 18h56

Um inseto foi responsável por colocar em risco um voo da Xiamen Airlines, cuja equipe declarou emergência assim que o avião decolou do aeroporto da província de Qingdao, na China.

Segundo o The Aviation Herald, o Boeing 737-800 tinha acabado de sair do chão quando um alerta acendeu com a ativação do stick shaker -- conjunto de sensores ligado ao controle do avião que tem como função avisar os pilotos da iminência do Estol.

O Estol pode ser considerado como uma das situações mais perigosas na aviação, já que o aeronave deixa de voar e cai sem sustentação.

Ainda assim, após checarem uma discrepância nos parâmetros de altitude e velocidade do lado direito, os pilotos mantiveram a subida e seguiram o voo de Qingdao a Changsa, na China.

Os mecânicos notaram após o pouso que um pequeno inseto entrou no tubo de pitot, que fornece dados para o copiloto. Ele foi carbonizado e entupiu a entrada de ar.

As aeronaves paradas costumam bloquear tomadas e tubos de piot para evitar situações como esta, por isso o mais provável é que o inseto tenha entrado pelo tubo com o avião em movimento.