Topo

Vazamento provoca desmaios em voo e avião rumo EUA faz desvio para Dublin

Boeing 777-200 da American em Miami
Imagem: Boeing 777-200 da American em Miami

Do UOL, em São Paulo

22/10/2019 11h24

Um produto de limpeza de aeronaves foi deixado dentro de um Airbus A330-300 da American Airlines e provocou o desmaio de dois membros da tripulação durante o voo, além de incomodar os passageiros. O avião teve de ser desviado pouco após a decolagem.

O voo AA-729 saiu ontem de Londres com destino à Filadélfia, nos Estados Unidos, quando precisou desviar sua rota para Dublin, na Irlanda. Segundo o "The Aviation Herald", o avião estava prestes a sair de território irlandês e cruzar o oceano quando a tripulação sentiu um odor químico. Dois membros chegaram a desmaiar devido ao cheiro.

Após recuperar a consciência, os membros da tripulação conseguiram encontrar a origem do vazamento. Era um produto de limpeza do avião que havia sido deixado no banheiro antes de saíram do aeroporto de Londres. O produto teria escorrido pelo carpete.

De acordo com o The Aviation Herald, a substância não era tóxica, mas continha derivados de cloreto de amônio, o que pode provocar irritações. Passageiros também reclamaram de reações no olhos e nas vias respiratórias.

Em Dublin, paramédicos fizeram os primeiros atendimentos à tripulação e aos passageiros.