Topo

Trump fala em construir muro no Colorado, estado sem fronteira com o México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Saul Loeb/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Imagem: Saul Loeb/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/10/2019 12h17

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que está construindo um muro no Colorado, um estado que não faz fronteira com o México. A fala causou reações em políticos do estado.

"Estamos construindo um muro na fronteira do Novo México. E estamos construindo um muro no Colorado", disse Trump durante discurso em Pittsburgh. O Colorado se localiza ao norte do Novo México, quase no centro do país, entre o Kansas e Utah.

O presidente ainda continuou dizendo que o muro seria "um grande que realmente funciona - você não dá para passar por cima ou por baixo".

"Estamos construindo um muro no Texas", disse ele. "E não estamos construindo um muro no Kansas, mas eles obtêm o benefício dos muros que acabamos de mencionar".

O governador do Colorado, Jared Polis, um democrata, caçoou da fala de Trump: Bem, isso é estranho ... Colorado não faz fronteira com o México", escreveu Polis. "Ainda bem que o Colorado agora oferece um jardim de infância de dia inteiro gratuito para que nossos filhos aprendam geografia básica".

Mais tarde, Trump disse que o comentário foi uma brincadeira. "(Brincando) Estamos construindo um muro no Colorado" (então afirmei: "não estamos construindo um muro no Kansas, mas eles obtêm o benefício do muro que estamos construindo na fronteira") referindo às pessoas no auditório lotado, do Colorado e Kansas, obtendo o benefício do muro da fronteira! ", tuitou Trump durante a noite.

O muro é uma promessa de campanha de Trump para conter o fluxo de imigrantes na fronteira com o México. Depois de bloqueios do Congresso, Trump decretou emergência nacional em fevereiro para viabilizar sua construção.