Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA notificam ONU sobre saída do Acordo de Paris

O presidente norte-americano Donald Trump já havia sinalizado em 2017 que queria deixar o Acordo de Paris - Getty Images
O presidente norte-americano Donald Trump já havia sinalizado em 2017 que queria deixar o Acordo de Paris Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/11/2019 18h03

Os Estados Unidos notificaram hoje à ONU (Organização das Nações Unidas) que estão deixando o Acordo de Paris. Em documento assinado pelo secretário de Estado, Michael Pompeo, o país afirma que o processo deve durar um ano.

"Hoje os Estados Unidos deram início ao processo para deixar o Acordo de Paris. De acordo com os termos do compromisso, os Estados Unidos notificam formalmente a sua saída à Organização das Nações Unidas. A retirada terá efeito dentro de um ano a partir da entrega da documentação", diz o texto.

O Acordo de Paris, criado em 2015, prevê uma série de medidas a serem cumpridas para reduzir o impacto das mudanças climáticas no planeta, incluindo soluções sustentáveis que devem ser apresentadas e seguidas pelos países signatários -- incluindo a redução da temperatura global. Até o momento, era assinado por 195 países.

Em 2017, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que o país sairia do Acordo. Ele justificou, então, que a retirada era estratégica para preservar a economia norte-americana e que precisava gerar empregos -- para ele, o país deveria ser prioridade diante dos termos acordados pela ONU.

"O Acordo de Paris é mais um exemplo de Washington entrando em um acordo que é desvantajoso para os norte-americanos", disse Trump na ocasião.

Com a formalização da saída, os EUA se juntam a outros dois países que não assinaram o tratado: Síria e Nicarágua.