Topo

Califórnia registra primeiro caso de serpente "mumificada" por fungo

Cobra infectada com fungo foi encontrada na Califórnia - Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia/ Divulgação
Cobra infectada com fungo foi encontrada na Califórnia Imagem: Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia/ Divulgação

Do UOL, no Rio

09/11/2019 12h19

O Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia revelou ter registrado o primeiro caso de uma serpente "mumificada" após ser infectada por um fungo no estado. O animal foi encontrado na cidade de Plymouth, a cerca de 65 quilômetros de Sacramento, capital californiana.

De acordo com o comunicado, emitido na última terça-feira (5), o animal infectado é da espécie cobra-real californiana (Lampropeltis californiae). A doença é causada pelo fungo Ophidiomyces ophiodiicola, que não afeta humanos.

A cobra foi encontrada com ferimentos na pele, desnutrida e em um local desprotegido ao lado de uma estrada, como se estivesse mumificada. Como a doença não tem cura, as autoridades decidiram sacrificar a cobra para evitar sofrimento desnecessário.

A doença foi notificada pela primeira vez em 2008 e já foi diagnosticada em mais de 30 espécies de cobras nos Estados Unidos e na Europa. Segundo o órgão, o fungo já foi encontrado em outros 22 estados americanos, sobretudo na Costa Leste e no Meio Oeste americano. Também foi encontrada no Canadá.