Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem condenado injustamente é inocentado após cumprir 12 anos de prisão

Ruben Martinez Jr. foi inocentado depois de passar 12 anos na cadeia - Reprodução/Fox LA
Ruben Martinez Jr. foi inocentado depois de passar 12 anos na cadeia Imagem: Reprodução/Fox LA

Do UOL, em São Paulo

13/11/2019 09h05

Um homem que cumpria pena de prisão de quase 48 anos foi declarado inocente por um juiz em Los Angeles (EUA). O magistrado William C. Ryan da Corte Superior de Los Angeles inocentou Ruben Martinez Jr. por nove acusações de roubo.

Martinez, que fará 50 anos no mês que vem, passou os últimos 12 anos e cinco meses atrás das grades antes de ser libertado. À imprensa local ele disse que seu momento mais sombrio foi o de sua condenação pelos crimes, mas que "foi a força de Deus que me levou a superar isso". Ele também agradeceu o apoio da esposa e da família durante todo o processo.

A procuradora do condado de Los Angeles Jackie Laceychamou o que aconteceu com o homem de um "infeliz erro judicial".

"Embora a grande maioria das condenações seja corretamente confirmada, sei que, às vezes, a busca pela justiça, que depende dos seres humanos, não é perfeita e o caso de Martinez serve como um lembrete a todos nós de que, apesar de nossos melhores esforços, nem sempre acertarmos", disse ela.

A promotoria observou que Martinez era parecido fisicamente com o autor de cinco assaltos ocorridos entre 2005 e 2007 e que o álibi apresentado por ele quando dois dos crimes foram cometidos não foi totalmente apresentado em seu julgamento.