Topo

Esse conteúdo é antigo

Foto com veterinários nus faz faculdade vetar calendário beneficente

Calendário beneficente com estudantes de veterinária que gerou polêmica no Reino Unido - Reprodução/RVC
Calendário beneficente com estudantes de veterinária que gerou polêmica no Reino Unido Imagem: Reprodução/RVC

Do UOL, em São Paulo

18/11/2019 10h31

A ideia era arrecadar dinheiro para a causa animal, mas o calendário de 2020 feito pelos estudantes de veterinária do último ano Royal Veterinary College, em Londres, sofreu um revés.

Em uma das fotos, um grupo de universitários aparece nu, segurando ovelhas pelos braços e usando os animais para cobrir as partes íntimas. A foto recebeu uma série de críticas nas redes sociais e a faculdade precisou se retratar.

A posição em que os estudantes aparecem com os animais seria o método "sem dor" usado por veterinários para examinar os pés dos animais disse a Associação Veterinária British Cattle (BCVA), que defendeu os alunos.

"Isso [o método] é amplamente reconhecido como seguro e sem dor para os animais. Como tal, o BCVA considera que chamar a atenção para esta imagem e esses estudantes é injusto (...) infundado e deve ser condenada", declarou a BCVA.

Em nota, o diretor da faculdade, Stuart Reid, reconheceu que o grupo pode ter errado no tom, mas criticou as ameaças e críticas exageradas recebidas pelos alunos.

"Com a publicação do calendário deste ano, houve uma reação muito significativa contra o RVC e nossos alunos. Algumas das ameaças recebidas foram obscenas, ameaçadoras e, na minha opinião, ilegais e serão relatadas às autoridades relevantes", diz a nota assinada por Reid.

O diretor ainda afirma que todo o trabalho foi feito com supervisão da sua equipe. "Para deixar claro, o atual grupo de estudantes seguiu uma tradição e estava produzindo o calendário com a intenção de apoiar causas de instituições de caridade. Além disso, eles fizeram isso com o conhecimento de alguns dos meus funcionários", diz a nota.

Reid reconheceu que a foto possa ser de mau gosto para algumas pessoas e retirou o calendário de circulação. "Aprenderemos lições sobre valores compartilhados, comunicação oportuna, apoio aos nossos alunos e a necessidade de entender um mundo em mudança. Nenhum aluno está sendo responsabilizado, individual ou coletivamente, e trabalharemos juntos para garantir que esses eventos não ocorram novamente", afirmou ele.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi escrito no título e na primeira versão do texto, o Royal Veterinary College não é uma escola, e sim uma faculdade. O erro foi corrigido.