Topo

Queda de avião deixa nove mortos nos Estados Unidos

Foto de arquivo do monomotor Pilatus PC-12, mesmo modelo da aeronave que caiu em Dakota do Sul e deixou 9 pessoas mortas - Felix Kaestle/ AFP
Foto de arquivo do monomotor Pilatus PC-12, mesmo modelo da aeronave que caiu em Dakota do Sul e deixou 9 pessoas mortas Imagem: Felix Kaestle/ AFP

Do UOL, em São Paulo*

01/12/2019 00h59Atualizada em 01/12/2019 02h45

A queda de um avião monomotor deixou nove pessoas mortas, entre elas duas crianças, na Dakota do Sul, nos Estados Unidos, neste sábado (30). O acidente aconteceu por volta das 12h (15h no horário de Brasília).

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) informou que a aeronave, que transportava 12 pessoas, caiu na região de Chamberlain, pouco depois da decolagem.

De acordo com o órgão de aviação norte-americano, a aeronave Pilatus PC-12 tinha como destino o aeroporto de Idaho Falls, em Idaho. A FAA e o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) investigam as causas do acidente.

Segundo a promotora do condado de Brule, Theresa Maule Rossow, os três sobreviventes foram resgatados e levados para um hospital de Idaho Falls. "Os homens e mulheres da polícia, socorristas e médicos devem ser elogiados por suas ações heróicas para resgatar as vítimas em condições climáticas extremas", disse Theresa.

No momento do acidente, a região estava em alerta para o risco de uma tempestade de neve. O Serviço Nacional de Meteorologia de Sioux Falls informou horas antes do acidente que a nevasca podia causar a queda de 2,5 centímetros de neve por hora em Dakota do Sul, além de prejudicar a visibilidade.

* com agências internacionais