Topo

Incêndio em fábrica da Índia deixa 43 mortos

Str/Xinhua
Imagem: Str/Xinhua

Do UOL, em São Paulo*

08/12/2019 06h25

Um incêndio em uma fábrica deixou pelo menos 43 pessoas mortas hoje em Nova Déli, na Índia. Outras 16 ficaram feridas —algumas em estado grave.

Segundo as autoridades, os mortos eram trabalhadores migrantes do estado de Bihar, no leste do país, e estavam dormindo quando o fogo começou.

Bombeiros resgataram pelo menos 60 pessoas, que foram levadas para três hospitais.

A causa do incêndio, que começou por volta de 5h30 de hoje (20h30 de ontem em Brasília) está sendo investigada.

O edifício atingido pelas chamas tem quatro andares e fica no centro histórico da cidade, em uma área chamada Azad Market. Pelo menos cem pessoas estavam na fábrica, que produz principalmente mochilas escolares. A área também é repleta de vielas, o que dificultou a passagem dos carros dos bombeiros.

O chefe dos Serviços de Bombeiros, Atul Garg, disse que o incêndio foi controlado em uma operação que mobilizou 25 viaturas.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, descreveu o incêndio como "extremamente horrível".

"Os meus pensamentos estão com aqueles que perderam os seus entes queridos. Desejo aos feridos uma rápida recuperação", expressou o governante numa publicação na rede social Twitter.

Os incêndios são comuns na Índia, onde as leis de construção e as normas de segurança são frequentemente desrespeitadas por construtores e moradores.

Em 1997, um incêndio num cinema em Nova Déli matou 59 pessoas. Em fevereiro deste ano, 17 pessoas morreram após um incêndio num hotel de seis andares, também na capital indiana, que começou numa cozinha instalada ilegalmente na cobertura do edifício.

*Com agências internacionais