Topo

Esse conteúdo é antigo

Tribunal anuncia nova eleição presidencial na Bolívia para 3 de maio

País é interinamente presidido por Jeanine Añéz, que assumiu o governo após renúncia de Evo Morales - Manuel Claure - 23.nov.2019/Reuters
País é interinamente presidido por Jeanine Añéz, que assumiu o governo após renúncia de Evo Morales Imagem: Manuel Claure - 23.nov.2019/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/01/2020 19h36

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia anunciou hoje que nova eleição presidencial no país será realizada em 3 de maio, um domingo.

Na madrugada do dia 19 de dezembro, a Assembleia Legislativa boliviana elegeu seis novas autoridades do TSE, com a missão de convocar novas eleições gerais: Daniel Atahuachi, María Angélica Ruiz, Óscar Hassenteufel, Francisco Vargas, Rosario Baptista e Nancy Gutiérrez.

O pleito realizado em outubro acabou anulado por acusações de fraude depois que Evo Morales foi reeleito no primeiro turno. Morales renunciou e deixou o país, que atualmente tem Jeanine Añéz como autoproclamada presidente interina.

Em 10 de novembro, membros do antigo TSE boliviano foram presos por suspeitas de fraude no processo de apuração das eleições de 2019.

Hoje, após deliberação no TSE, a confirmação foi dada à imprensa. "Na segunda-feira, tudo isso será publicado", anunciou Óscar Hassenteufel, informando que as eleições devem acontecer "no primeiro domingo do mês de maio".

Bolívia expulsa diplomatas do México e da Espanha

Band Notí­cias