Topo

Esse conteúdo é antigo

Corpo de Suleimani chega a aeroporto em Bagdá para ser transferido ao Irã

4.jan.2020 -- O corpo do general Qassim Suleimani chega ao aeroporto em Bagdá para será transportado ao Irã - Reprodução
4.jan.2020 -- O corpo do general Qassim Suleimani chega ao aeroporto em Bagdá para será transportado ao Irã Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo*

04/01/2020 16h29

O corpo do general Qassim Suleimani chegou na tarde de hoje ao aeroporto localizado ao sul de Bagdá para será transferido ao Irã, onde será enterrado. O comandante da força Quds do Irã, unidade especial dos Guardiões da Revolução Islâmica, morreu durante ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos.

Os funerais dos oito mortos na ação militar americana, incluindo o general Suleimani percorreram as ruas da capital iraquiana, onde milhares de pessoas estão se despedindo daqueles que estão sendo vistos como mártires por alguns.

As marchas fúnebres começaram na manhã deste sábado no aeroporto Al Muthanna e partiram para a área sagrada de Al Kazimiya, no norte da cidade, como relatado pelo grupo Forças de Mobilização Popular (FMP), cujo vice-presidente, Abu Mahdi al-Muhandis, também foi assassinado no bombardeio dos EUA.

Os caixões de Al-Muhandis e outras vítimas, incluindo vários integrantes do FMP, milícia iraquiana majoritariamente xiita, foram envoltos na bandeira do país, enquanto o de Soleimani recebeu a bandeira do Irã.

De Al Kazimiya, foram levados para a área de Al Jadriya, em Bagdá, a bordo de veículos blindados e no meio de medidas de segurança pesadas e da presença de milícias armadas, como visto em imagens transmitidas ao vivo pela televisão estatal "Al Iraqiya".

Estiveram presentes nas homenagens o renunciado primeiro-ministro iraquiano Adel Abdelmahdi, o líder da organização xiita Badr, Hadi al Ameri, o ex-primeiro-ministro Nuri al Maliki, entre outras figuras políticas proeminentes e representantes do governo, bem como o chefe da Autoridade Popular Multilateral, Faleh al Fayad.

Enquanto os caixões passavam na chegada a Al Jadriya, milhares de pessoas agitavam bandeiras do Iraque e das diferentes facções da FMP, além de gritos de louvor e orações pelos mortos.

O comboio seguiu então para a cidade sagrada de Kerbala, lar da mais alta autoridade religiosa do Iraque, o aiatolá Ali al Sistani, e a cidade de al-Najaf, ambas a mais de 100 quilômetros ao sul de Bagdá. Um funeral e enterro de vítimas iraquianas estão programados para ocorrer em al-Najaf.

O presidente iraniano, Hasan Rohani, visitou hoje a família do general, cujas honras fúnebres serão prestadas entre domingo e terça-feira nas cidades de Mashad, Teerã e Kerman.

( *Com agências internacionais)