Topo

Esse conteúdo é antigo

Chegada de Guaidó à Assembleia Nacional da Venezuela é marcada por tumulto

O líder da oposição e autoproclamado presidente da Venezuela Juan Guaido  - Yuri CORTEZ / AFP
O líder da oposição e autoproclamado presidente da Venezuela Juan Guaido Imagem: Yuri CORTEZ / AFP

Do UOL, em São Paulo*

07/01/2020 12h13

O presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, chegou em meio a um tumulto na manhã de hoje à Assembleia Nacional. Forças policiais tentaram impedir sua entrada por cerca de meia hora, mas, posteriormente, ele e um grupo de aliados conseguiram entrar no prédio, de acordo com a agência Reuters.

A agência AFP divulgou um vídeo mostrando Guaidó dentro do parlamento, em Caracas, aplaudido por seus apoiadores. Segundo a AFP, minutos depois de sua entrada, ocorreu um blecaute no interior do prédio.

Juan Guaidó foi ratificado como presidente do Parlamento da Venezuela por deputados da oposição na sede de um jornal de oposição, e um congressista governista, Luis Parra, também foi proclamado no Palácio Legislativo como chefe da Câmara, depois que os opositores dos chavistas foram impedidos de entrar no plenário.

A situação deixa a Venezuela com um Parlamento e dois presidentes ao mesmo tempo.

Guaidó assumiu a liderança oposicionista ao reivindicar, em 23 de janeiro de 2019, a presidência interina do país com reconhecimento de 50 nações, lideradas pelos Estados Unidos. No domingo, Washington reiterou seu apoio a ele.

O Grupo de Lima também respaldou a reeleição do líder de oposição Juan Guaidó como chefe da Assembleia Nacional e presidente interino da Venezuela. O comunicado do Grupo de Lima foi assinado por Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Bolívia.

*Com informações da AFP e Reuters.