Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança de quatro anos perde visão após contrair gripe nos EUA

Jade DeLucia, de 4 anos, perdeu a visão após contrair uma gripe nos EUA - Reprodução/Facebook
Jade DeLucia, de 4 anos, perdeu a visão após contrair uma gripe nos EUA Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

14/01/2020 16h02

Uma garota de quatro anos perdeu a visão após contrair um vírus resistente da gripe em Iowa City, nos Estados Unidos. O caso gerou um alerta no estado para ampliar campanhas de vacinação em crianças.

Em dezembro, Jade DeLucia apresentou um quadro de febre que, de início, não preocupou por não apresentar altas temperaturas. Mas na véspera do Natal, a criança parou de responder a estímulos e, segundo a mãe, não acordava.

"Ela estava sem se mexer na cama dela. Os olhos pareciam vidrados para cima e ela não acordava", contou a mãe, Amanda Philips, em entrevista ao canal CBS.

A garotinha foi levada ao hospital pediátrico da Universidade de Iowa, onde foi constatado que a infecção havia atingido o cérebro. Vacinada contra gripe em março passado, ela não havia tomado outra dose ao fim do ano.

"O importante aqui é que isso deve acontecer a cada troca de estação. A vacina não é para sempre, não é para se tomar apenas uma vez ao ano. E não dura um ano todo", afirmou o médico Alex Bassuk, que tratou do caso da criança.

Após passar por tratamentos no hospital, a garota levou alta e voltou para casa. Os médicos ainda não sabem se ela deve recuperar a visão, mas se mantém esperançosos.

"Ela voltou a falar mais, é muito bom ver a personalidade dela retornando", comentou a mãe.

Toda a história da menina foi registrada pela mãe em seu perfil no Facebook. Na tarde de ontem, ela divulgou um vídeo agradecendo o apoio que vem recebendo e comentando que a voz de Jade está retornando ao normal.