Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Governo deportará brasileiros que tentaram entrar ilegalmente no país

Bandeira dos Estados Unidos - Brian Lawdermilk/Getty Images
Bandeira dos Estados Unidos Imagem: Brian Lawdermilk/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/01/2020 12h13

O governo dos Estados Unidos deportará brasileiros que tentaram entrar ilegalmente no país usando a fronteira com o México. De acordo com informações da agência Reuters, a ação será feita por meio de um voo fretado, o segundo desde outubro, quando 70 pessoas foram deportadas.

O avião que sairá de El Paso deve chegar a Belo Horizonte na manhã de amanhã, informou o Ministério das Relações Exteriores à agência. Não há informação sobre o número de pessoas que estarão a bordo.

Ainda de acordo com a Reuters, os voos são os primeiros autorizados pelo Brasil desde 2006 e marcam uma mudança de política do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que busca se aproximar cada vez mais do presidente americano Donald Trump.

O Brasil já havia se recusado a receber deportações em massa dos Estados Unidos e agora está permitindo que essas transferências sejam feitas para ajudar a política de Trump de acelerar as deportações de imigrantes ilegais na fronteira mexicana, disseram duas autoridades sob condição de anonimato à agência.

As eleições presidenciais americanas ocorrem no fim deste ano e Trump fez do combate à imigração ilegal uma das bandeiras de sua campanha à reeleição.

O número de brasileiros presos pela ICE (Agência de Imigração e Alfândega dos EUA) na fronteira com o México subiu para 17.900 no ano fiscal de 2019, um aumento de mais de dez vezes em relação ao ano anterior, segundo o governo americano.