Topo

Esse conteúdo é antigo

Quais são os países com casos confirmados de coronavírus

22.jan.2020 - Em Los Angeles, passageiros usam máscaras protetoras para evitar a contaminação por coronavírus - Mark Ralston/AFP
22.jan.2020 - Em Los Angeles, passageiros usam máscaras protetoras para evitar a contaminação por coronavírus Imagem: Mark Ralston/AFP

Do UOL, em São Paulo*

24/01/2020 18h38Atualizada em 24/01/2020 22h49

Até o momento, 12 países confirmaram casos de contágio de um novo coronavírus, da mesma família da SARS (Síndrome Respiratória Grave, na sigla em inglês), desde o seu surgimento na cidade chinesa de Wuhan. O vírus já causou 41 mortes, todas na China, a imensa maioria delas em Wuhan.

Confira a lista de todos os países que confirmaram casos de infecção por coronavírus até agora:

China

Quase 1.300 pessoas foram contaminadas na China e 177 delas estão em estado grave. As autoridades também estão monitorando outros 1.072 casos suspeitos.

Pela manhã, foi confirmada a segunda morte pelo vírus fora da região de Wuhan, a 2.000 quilômetros de distância, na província de Heilongjiang.

Hong Kong

Duas pessoas que estiveram recentemente em Wuhan tiveram resultado positivo nos testes em Hong Kong, onde foram hospitalizadas.

Macau

As autoridades de Macau anunciaram em 22 de janeiro o primeiro caso confirmado na região. É uma empresária de 52 anos que chegou três dias antes de trem da cidade vizinha de Zhuhai.

Estados Unidos

Um homem que estava na região de Wuhan foi hospitalizado em Everett, perto de Seattle, onde chegou em 15 de janeiro. Ele entrou em contato com os serviços médicos em 19 de janeiro, após sentir os primeiros sintomas.

Uma idosa que voltou de Wuhan em 13 de janeiro e vive em Chicago também está infectada com o coronavírus chinês, no segundo caso confirmado no país. As autoridades informaram que há mais 50 casos sob observação.

França

Os três primeiros casos na Europa foram confirmados na França hoje. O primeiro é um paciente hospitalizado em Bordeaux e os dois últimos, em Paris, informou a ministra da Saúde, Agnès Buzyn.

Japão

Dois casos foram registrados no Japão. O primeiro paciente é um homem que teve que ser hospitalizado em 10 de janeiro devido a febre alta e outros sintomas. Ele tinha acabado de passar alguns dias em Wuhan. O segundo caso é também de um homem, residente da cidade chinesa e que chegou ao território japonês no dia 19 de janeiro.

Singapura

O país asiático tem três casos confirmados. Hoje, as autoridades informaram dois casos.

O primeiro caso de coronavírus foi anunciado em 23 de janeiro. Um homem de 66 anos residente de Wuhan, que chegou três dias antes com febre e tosse.

Coreia do Sul

Até agora, existem dois casos confirmados. O Ministério da Saúde local mencionou um homem de 50 anos que trabalhava em Wuhan e começou a ter sintomas há alguns dias. Seu diagnóstico foi confirmado nesta sexta-feira.

Em 20 de janeiro, o primeiro caso foi confirmado foi de uma mulher de 35 anos que viajou para Wuhan.

Taiwan

O primeiro caso registrado em Taiwan é o de uma mulher que chegou em 20 de janeiro de Wuhan, onde mora, ao aeroporto de Taoyuan, em Taipei. Ela tinha febre, tosse e dor de garganta.

Tailândia

O primeiro caso de contaminação do coronavírus fora da China foi registrado na Tailândia em 8 de janeiro. No total, a Tailândia confirmou quatro casos de coronavírus, três deles em cidadãos chineses de Wuhan. A eles se juntam um tailandês de 73 anos que viajou para Wuhan.

Dois dos pacientes chineses foram tratados e já viajaram de volta ao seu país.

Vietnã

Dois chineses - um homem, que chegou em 13 de janeiro de Wuhan, e seu filho - foram hospitalizados em 17 e 18 de janeiro, respectivamente, em território vietnamita. As autoridades confirmaram os casos mais tarde, em 23 de janeiro.

Nepal

As autoridades sanitárias do Nepal confirmaram nesta sexta-feira que um estudante que retornou de Wuhan, na China, deu positivo para o novo coronavírus, tornando-se o primeiro país do sul da Ásia a relatar a doença mortal.

O estudante de 32 anos chegou ao Nepal em 9 de janeiro e entrou no Hospital de Doenças Infecciosas e Tropicais de Sukraraj, em Katmandu, quatro dias após apresentar febre e relatar problemas respiratórios.

*Com AFP e Reuters