Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: China cancela casamentos e muda feriados para evitar multidões

Autoridades locais admitem que estão em um "estágio crítico" de prevenção e controle em Wuhan - Getty Images via BBC
Autoridades locais admitem que estão em um "estágio crítico" de prevenção e controle em Wuhan Imagem: Getty Images via BBC

Do UOL

27/01/2020 11h09

A crise do coronavírus isolou dezenas de milhões de chineses e agora está alterando a data dos casamentos na China. Cidades como Xangai e Xi'an anunciaram no final de semana a suspensão de cerimônias previstas para o próximo domingo (2) na tentativa de frear a disseminação da doença.

A data foi muito procurada por noivos chineses, segundo o jornal El País, pela superstição numérica: 02/02/2020. A demanda foi tão grande que cartórios cogitaram estender o horário de funcionamento.

Outra data que preocupa as autoridades é o Valentine's Day, espécie de Dia dos Namorados celebrado fora do Brasil no dia 14 de fevereiro.

Em comunicado, o governo chinês pediu que os noivos evitem se casal nessa data para evitar as aglomerações em meio à crise do coronavírus.

O feriado do Ano Novo Lunar também foi postergado — a festa aconteceria na próxima quinta-feira (30), mas foi remarcado para domingo (2). Além disso, excursões turísticas estão proibidas e as férias escolares foram prolongadas e não têm previsão de terminar.

Coronavírus liga alerta pelo mundo