Topo

Esse conteúdo é antigo

Jogo sobre epidemia atinge popularidade após surto do coronavírus

No game, o jogador é um patógeno mortal que se espalha pelo mundo para acabar com a humanidade - Reprodução
No game, o jogador é um patógeno mortal que se espalha pelo mundo para acabar com a humanidade Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/01/2020 09h00

O videogame Plague Inc. atingiu uma onda de popularidade devido ao surto de coronavírus, que matou 106 pessoas e infectou 4.500 na China. No game, o jogador é um patógeno mortal que se espalha pelo mundo para acabar com a humanidade.

A Ndemic Creations, desenvolvedora do jogo, lembrou que, embora divertido, ele não é uma ferramenta científica para modelar a propagação de doenças e nem deve ser usado como fonte de informações.

"Nós projetamos o jogo especificamente para ser realista e informativo, sem sensacionalizar problemas sérios do mundo real", diz o comunicado da Ndemic Creations, publicado em 23 de janeiro.

"No entanto, lembre-se de que a Plague Inc. é um jogo, não um modelo científico e que o atual surto de coronavírus é uma situação muito real que está impactando um grande número de pessoas. Nós sempre recomendamos que os jogadores obtenham suas informações diretamente das autoridades locais e globais de saúde", acrescentou.

Embora o jogo tenha sido lançado em 2012, a desenvolvedora diz que vê um aumento no número de pessoas jogando o game sempre que há um surto real de doença. Em 2014, por exemplo, durante o surto de ebola na África Ocidental houve uma grande demanda, Desta vez, no entanto, o interesse foi tão grande que o site do jogo ficou sobrecarregado.

Coronavírus liga alerta pelo mundo