Topo

Esse conteúdo é antigo

França rebate relatório de que ameaçaria Brasil: "imaginação sem limites"

Relatório das Forças Armadas especulam pedido francês de intervenção da ONU na Amazônia - Larissa Rodrigues
Relatório das Forças Armadas especulam pedido francês de intervenção da ONU na Amazônia Imagem: Larissa Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

07/02/2020 15h59

A Embaixada da França no Brasil divulgou um comunicado hoje nas redes sociais no qual responde a uma avaliação do Ministério da Defesa, que colocou o país europeu como uma ameaça às autoridades brasileiras nos próximos 20 anos.

Na minuta sigilosa "Cenários de Defesa 2040", à qual a Folha de S. Paulo teve acesso, a elite militar brasileira colocou a França como um virtual inimigo nacional em 2035, em cenário no qual os franceses formalizaram "pedido de intervenção das Nações Unidas na Região Ianomâmi" na Amazônia.

O texto divulgado pela representação diplomática cita a "imaginação sem limites" dos autores do relatório e reforça o caráter amistoso das relações entre França e Brasil.

"Soubemos pela imprensa que a França aparece em um relatório do Ministério da Defesa brasileiro como uma futura ameaça para o Brasil", diz a nota.

"Forças armadas de todos os países realizam frequentemente esse tipo de exercício de análises de cenários. Entretanto, nós saudamos a imaginação sem limites dos autores desse relatório. O fato é que o Brasil é o nosso principal parceiro estratégico na América Latina e que a França conserva, há décadas, relações de cooperações diárias, estreitas e amigáveis com as Forças Armadas brasileiras", acrescenta.

A minuta, formulada pelo Ministério da Defesa com base em 500 entrevistados durante 11 reuniões no segundo semestre de 2019, ajuda a embasar a revisão da Estratégia Nacional de Defesa, que deve ser enviada até junho ao Congresso Nacional. As visões do documento podem ser acatadas ou descartadas pelo ministério, mas apontam uma visão média dos oficiais.

O texto tem 45 páginas e reúne considerações com teores que vão do realismo ao delírio. Entre elas, a previsão de instalações de bases dos EUA no país, possíveis guerras e até o ataque com um coronavírus durante o Rock in Rio de 2039. Há quatro cenários gerais: alinhamento automático aos EUA, com ou sem restrições orçamentárias para a defesa, e o relacionamento global do país, também com restrições ou não de verbas.

As hipóteses envolvendo a França são reflexo dos desentendimentos recentes do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e do presidente francês, Emmanuel Macron, durante o segundo semestre de 2019. Na ocasião, em meio à grande repercussão internacional das queimadas na Amazônia, o chefe de estado francês, sugeriu a internacionalização da Amazônia.

No cenário descrito a respeito de 2035, a França anunciaria "irrestrito apoio ao movimento de emancipação" do povo ianomâmi. Dois anos depois, mobilizaria grande efetivo das forças armadas na Guiana Francesa. No entanto, a cogitação não cita o que aconteceria em um eventual conflito.

Ainda segundo a Folha, a minuta ignora que a França é a principal parceira militar o Brasil, com quem tem amplo acordo para produção de helicópteros e submarinos.

Ouça o podcast Baixo Clero (https://noticias.uol.com.br/podcast/baixo-clero/), com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Citado por Bolsonaro, Macron cita Amazônia em discurso

Band Notí­cias