Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Aviões com 34 pessoas vindas de Wuhan fazem escala na Espanha

Quatro poloneses e um chinês desembarcaram hoje em Varsóvia de aeronave da FAB que vem de Wuhan, na China - Reprodução
Quatro poloneses e um chinês desembarcaram hoje em Varsóvia de aeronave da FAB que vem de Wuhan, na China Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/02/2020 09h23Atualizada em 08/02/2020 19h08

Os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) que trazem 34 brasileiros resgatados de Wuhan, epicentro da epidemia do coronavírus na China, pousaram em Las Palmas, cidade espanhola, onde fazem uma escala técnica antes do retorno ao Brasil. As aeronaves chegarão por Fortaleza e depois passageiros e tripulação serão encaminhadas para Anápolis (GO), onde ficarão em quarentena.

Antes, houve uma escala em Varsóvia, capital da Polônia, para outra parada técnica e quatro poloneses e um chinês foram deixados na cidade. A FAB publicou imagens do desembarque em sua conta no Twitter. Na pista de pouso e decolagem, é possível identificar os cinco estrangeiros e outras quatro pessoas usando macacões de proteção brancos, que vão da cabeça aos pés.

A decisão do governo brasileiro de dar carona aos europeus e não a cidadãos sul-americanos desagradou diplomatas de países vizinhos, conforme revelou a Folha de S. Paulo. Representantes de Bolívia, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Panamá e Cabo Verde solicitaram ajuda do Brasil para resgatar seus cidadãos de Wuhan, mas os pedidos foram negados.

Os aviões da FAB decolaram ontem à noite de Wuhan e devem chegar a Anápolis (GO) às 3 horas de sábado para domingo. Antes disso, as aeronaves ainda farão outra parada em Fortaleza.

Segundo o ministério da Defesa, as aeronaves devem pousar na cidade goiana por volta das 3h da manhã deste domingo.

Quando chegar a Anápolis, o grupo seguirá para um hotel improvisado, na base aérea da cidade. Os brasileiros serão assistidos por militares das Forças Armadas durante uma quarentena de 18 dias.

As acomodações serão equipadas com TV, internet, frigobar, ventilador, telefone e ar-condicionado. O grupo terá acesso a espaços de convivência e áreas de lazer. A tripulação de 24 membros da missão também passará por quarentena no local.