Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião quebra recorde e completa viagem de Nova York a Londres em 4h56min

Viagens foram aceleradas em decorrência de tempestade que atinge a Europa - Hannah McKay/Reuters
Viagens foram aceleradas em decorrência de tempestade que atinge a Europa Imagem: Hannah McKay/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/02/2020 15h41

Um voo da British Airways quebrou hoje o recorde de mais rápido voo subsônico do mundo, atingindo velocidade máxima de 1.327 km/h entre Nova York e Londres. As informações são do site da CNN.

O Boeing 747 decolou da capital inglesa às 4h43 (horário local, 1h43 de Brasília) e chegou ao seu destino na madrugada de hoje depois de 4h56min.

O cálculo da velocidade foi feito pelo serviço online Flightradar24 — que, curiosamente, registrou antes um Airbus A350 da Virgin chegando ao aeroporto de Heathrow partindo de Nova York em 4h57min. Horas mais cedo, um voo fez o percurso em 5h.

A viagem leva, em média, 6h13min. O recorde anterior havia sido registrado em janeiro de 2018, quando o voo foi feito em 5h13min.

A megatempestade que atinge hoje a Europa ajuda a explicar a pressa nos voos. Batizada de Ciara pelos britânicos, a condição levou a uma antecipação de chegadas e partidas, para que aeronaves evitassem condições piores nos voos.

"Nós sempre priorizamos a segurança frente a recordes de velocidade, mas nossos pilotos altamente treinados fizeram o máximo para que os passageiros chegassem a Londres bem à frente do tempo", disse a companhia britânica via porta-voz.

Embora o voo da British tenha superado a velocidade do som (1224 km/h), não houve quebra de barreira segundo a CNN porque o avião estava sendo empurrado pelo ar.