Topo

Esse conteúdo é antigo

UE propõe fechamento do continente por 30 dias para viagens não essenciais

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen -
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 12h54

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou hoje que vai propor a restrição temporária de viagens não essenciais para a zona Schengen pelo período de 30 dias. A área é formada por 22 dos 27 países membros da União Europeia, além da Islândia, Noruega, Suíça e Lichtenstein. Reino Unido e Irlanda não está no grupo.

"Nós na Europa fomos muitos afetados pelo coronavírus (...). E sabemos que tudo o que reduza a interação social pode ajudar a reduzir a transmissão. Quanto menos viagens, mais conseguiremos conter o vírus", afirmou Ursula. Segundo ela, "o período pode ser prolongado se necessário".

Residentes há muito tempo, familiares de residentes e diplomatas estariam isentos da restrição, assim como profissionais da área médica e pesquisadores.

Além dessa restrição, outra proposta apresentada foi a criação de vias rápidas que priorizem o transporte de produtos essenciais (como materiais médicos e alimentos) e garantam a continuidade econômica. "Essas medidas só serão eficientes quando coordenadas", completou ela.