Topo

Esse conteúdo é antigo

Londres se prepara para possível paralisação por coronavírus, diz jornal

Vista geral de Oxford Circus, em Londres, durante a pandemia do novo coronavírus - John Sibley/Reuters
Vista geral de Oxford Circus, em Londres, durante a pandemia do novo coronavírus Imagem: John Sibley/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/03/2020 13h33

Londres se prepara para um "lockdown", uma possível paralisação, enquanto o governo prepara legislação de emergência para impedir a propagação do novo coronavírus, informou o jornal The Telegraph. O Reino Unido registra 1.954 casos oficiais de covid-19.

Fontes da publicação próximas ao gabinete do prefeito Sadiq Khan disseram esperar uma paralisação da cidade nos próximos dias. A legislação do Projeto de Lei Coronavírus daria ao governo poderes emergenciais para "fechar instalações" e "restringir ou proibir eventos e reuniões", incluindo a restrição de redes de transporte.

Dados mostram que já houve um declínio de 19% nas viagens de metrô e de 10% nos ônibus, mas os bares permanecem lotados, segundo o jornal.

"Esperamos uma paralisação de Londres, mas ninguém no governo central está dizendo quando isso será ou qual será a sua forma", disse uma fonte próxima ao prefeito.

"O primeiro-ministro está dizendo que precisamos ir mais rápido e mais longe, e há um aumento de casos em Londres que está ocorrendo à frente do país - mas o que isso realmente significa, o gabinete do prefeito ainda não sabe porque Downing Street (sede do governo) ainda não disse", acrescentou.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro Boris Johnson pediu para que a população não vá a bares, restaurantes e teatros.

Coronavírus liga alerta pelo mundo