Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump diz que fronteira dos EUA com o Canadá será fechada temporariamente

17.mar.2020 - Donald Trump em coletiva na Casa Branca - Jonathan Ernst/Reuters
17.mar.2020 - Donald Trump em coletiva na Casa Branca Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/03/2020 10h58

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que a fronteira do país com o Canadá será fechada temporariamente para o "tráfego não essencial", mas que o comércio não será afetado.

"Nós, por consentimento mútuo, fecharemos temporariamente nossa fronteira norte com o Canadá para tráfego não essencial. O comércio não será afetado. Detalhes em breve!", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

O anúncio faz parte do pacote de medidas tomadas nos últimos dias com objetivo de retardar a propagação do novo coronavírus. Na segunda-feira, o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau informou que fecharia as fronteiras de seu país para estrangeiros, exceto cidadãos dos Estados Unidos. Ele cumpre quarentena após sua esposa, Sophie Grégoire, ser diagnosticada com covid-19 na semana passada.

Os Estados Unidos registram 4.356 casos de covid-19, enquanto o Canadá tem 993.

Ontem, os líderes da União Europeia concordaram em fechar as fronteiras dos países com "poucas exceções" por 30 dias por causa da pandemia. Sendo assim, está proibida a entrada de pessoas que não pertencem ao bloco.

Na última sexta-feira (13), a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que a Europa se tornou o novo epicentro da pandemia do vírus.

Coronavírus liga alerta pelo mundo