Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido pede ajuda para 65 mil profissionais da saúde aposentados

Imagem do coronavírus - CDC/Reuters
Imagem do coronavírus Imagem: CDC/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

20/03/2020 07h36

A Grã-Bretanha pediu a 65 mil profissionais da saúde para voltar ao trabalho e enviará estudantes de medicina do último ano para combater a crise da saúde do coronavírus, disse o Ministério da Saúde.

O governo está enviando cartas para 50 mil enfermeiros e 15 mil médicos aposentados, e o secretário de Saúde Matt Hancock disse esperar que "muitos, muitos milhares respondam" ao apelo.

Ele disse que os voluntários receberão treinamento nas próximas semanas antes de serem alocados em hospitais.

Estudantes de medicina e de enfermagem no último ano também têm a oportunidade de assumir funções temporárias para aumentar ainda mais a linha de frente.

"Não podemos fazer isso sozinhos, por isso estou pedindo a todas os profissionais que nos empreguem sua experiência durante esta pandemia, porque não tenho dúvidas de que você pode ajudar a salvar vidas", disse Ruth May, diretora de enfermagem da Inglaterra.

O Reino Unido tem 3.269 casos confirmados de covid-19 e 144 pessoas morreram. Alguns hospitais já se queixaram de funcionários sobrecarregados e escassez de ventiladores e equipamentos de proteção, como máscaras faciais.

*Com informações da AP e Reuters.