Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha espera que pandemia de coronavírus chegue ao pico até quarta-feira

Profissionais da saúde são vistos do lado de fora do Cotton House Hotel, preparado para acomodar pacientes com sintomas leves ou assintomáticos do novo coronavírus - Nacho Doce/Reuters
Profissionais da saúde são vistos do lado de fora do Cotton House Hotel, preparado para acomodar pacientes com sintomas leves ou assintomáticos do novo coronavírus Imagem: Nacho Doce/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 11h35

As autoridades espanholas esperam que o pico da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, aconteça no país até quarta-feira (25).

Enrique Ruiz Escudero, oficial sênior de saúde do governo regional de Madri, disse hoje à rádio Cope que o número de casos no país deve começar a diminuir até o final desta semana. A Espanha registra mais de 33 mil infectados e 2.182 óbitos, de acordo com os dados divulgados pelo ministério da Saúde.

"Acreditamos que nesta semana chegaremos ao famoso 'pico' - no qual vemos novos casos, mas menos do que no dia anterior", explicou.

Segundo ele, a estimativa se baseia na correlação entre o período máximo de incubação do vírus — 14 dias — e o início das medidas de isolamento e o fechamento das escolas em todo o país.

Escudero também acrescentou que, em Madri, 600 profissionais de saúde testaram positivo para covid-19 e outros 1.400 que estavam em contato direto com pacientes infectados estão em isolamento preventivo em casa.