Topo

Esse conteúdo é antigo

Embaixada da China no Brasil critica EUA por 'medidas insuficientes'

Presidente dos EUA, Donald Trump - TOM BRENNER
Presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: TOM BRENNER

Do UOL, em São Paullo

25/03/2020 19h46

A Embaixada da China no Brasil criticou hoje o governo norte-americano pelas medidas tomadas na contenção da epidemia do coronavírus, e apontou que a China vem conseguindo conter a doença.

"A China está conseguindo conter o surto no país em pouco tempo e de forma efetiva. Compartilha informações em prol do combate, e é aplaudida pelo mundo e OMS", escreveu a Embaixada.

"Enquanto os EUA largaram a sua responsabilidade e enfraqueceram o esforço internacional devido a seu raciocínio equivocado, reação demorada e medidas insuficientes", completou.

Ontem, Trump confirmou que decidiu parar de se referir ao coronavírus causador da Covid-19 como "o vírus chinês", um costume que levou a acusações de xenofobia e críticas de que ele não reflete adequadamente a natureza da pandemia.

"Todos sabem que isso vem da China, mas decidi que também não temos de dar tanta importância a isso. Acredito que dei muita importância e que as pessoas entendem", disse Trump em entrevista à rede de televisão "Fox News".

O número de casos confirmados do novo coronavírus nos Estados Unidos atingiu 60.115, e 827 pessoas morreram, apontou a Universidade Johns Hopkins.

O balanço anterior apontava aproximadamente 600 mortes. Os EUA têm o terceiro maior número de casos confirmados, atrás da China e da Itália, e a taxa de mortalidade nos EUA no momento é de 1,38%, com base nos casos relatados.